Verdades e Fake News: uso da dinâmica de comunicação do WhatsApp no ensino de regiões polares para o ensino superior em Geografia.

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242956

Schlagworte:

ensino de geografia, mudanças climáticas, TIC.

Abstract

O objetivo desta pesquisa é apresentar novas formas de abordar as mudanças climáticas e o ensino de regiões polares com alunos de graduação em Geografia através da discussão interdisciplinar, sistêmica e ainda da elaboração de material didático atrelado às novas tecnologias de informação e comunicação, como o WhatsApp. As mudanças climáticas podem ser consideradas um novo paradigma no ensino da geografia escolar e superior, e necessitam de novas metodologias para guiar o professor nessa tarefa. O primeiro momento foi reservado para a distribuição das notícias verdadeiras e falsas para os alunos. A segunda etapa consistiu em uma apresentação com informações e explicações sobre Antártica e mudanças climáticas, visando apoiar os alunos na avaliação das notícias distribuídas. A terceira etapa caracterizou-se pela apresentação, aos alunos, de materiais utilizados por pesquisadores, na Antártica. A atividade envolvendo WhatsApp, ao demonstrar a visão sistêmica de muitos alunos em relação às mudanças climáticas, revelou uma série de possibilidades de abordagem dos assuntos, atreladas não somente à (s) disciplina(s) de Climatologia. Ao tratar das mudanças climáticas nas disciplinas de Biogeografia, Geografia da População, Geografia Agrária, Geografia Cultural, Climatologia, Cartografia, Geomorfologia e Geografia Urbana, é possível aprofundar essas relações sistêmicas entre o ser humano e o meio. Sendo assim, o professor precisa de atualização constante, pois a quantidade e a diversidade de materiais científicos publicados são grandes, assim como a disseminação de fake news climáticas.

Autor/innen-Biografien

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: antártica, monitoramento de geleiras, ensino, sensoriamento remoto e geografia polar. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Geocartografia.

Luiz Felipe Velho, IF/RS

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, Ilhas de Calor, Sensoriamento Remoto de áreas urbanas e dinâmica glacial.

 

Rafaela Mattos Costa, UFRGS

Graduada em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da 

Katia Kellem da Rosa, UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geologia Marinha, UFRGS. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em Bacharelado em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professora Permanente no Pós Graduação em Geografia e do Pós Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS. Coordenadora do grupo de geomorfologia e sedimentologia glacial do Centro Polar e Climático. Membro do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Membro editorial da Revista Pesquisas em Geociências e vice editora chefe da revista Para Onde (Pós Graduação em Geografia). Coordenadora substituta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa no Centro de Pesquisas Antárticas e Climáticas, UFRGS, e Laboratório do Processos Sedimentares e Ambientais, UFF, integrados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em ambientes glaciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Antártica, Geologia e Geomorfologia, Sedimentologia, Glaciologia, Paleoclimatologia e monitoramento de mudanças ambientais.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2020-09-09

Zitationsvorschlag

Petsch, C., Velho, L. F., Costa, R. M., & Rosa, K. K. da. (2020). Verdades e Fake News: uso da dinâmica de comunicação do WhatsApp no ensino de regiões polares para o ensino superior em Geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 180–199. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242956