Truths and fake news: using whatsapp's communication dynamics in teaching polar regions for higher education in geography

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242956

Keywords:

Climate change, Geography teaching, TIC

Abstract

The aim of this research is to present new ways of approaching Climate Change and teaching polar regions to undergraduate students in Geography through interdisciplinary discussion and the construction of courseware linked to new information and communication technologies, such as WhatsApp. The first step was set aside for news distribution to students. The second step consisted in a presentation with information and explanations on Antarctica and climate change, aiming to support students to answer true or false to the news. In the third step students could touch and wear some objects used by researchers in Antarctic fieldworks. The use of WhatsApp to demonstrate a systemic approach of climate change has revealed different possibilities to understand these subjects using knowledge from Climatology and other disciplines. By addressing climate change in the disciplines of biogeography, population geography, agrarian geography, cultural geography, climatology, cartography, geomorphology and urban geography, it is possible to deepen these systemic relations between the physical and the human. Therefore, the teacher needs constant updating, as the quantity and diversity of published scientific materials are large, as well as the spread of fake climate news

Author Biographies

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: antártica, monitoramento de geleiras, ensino, sensoriamento remoto e geografia polar. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Geocartografia.

Luiz Felipe Velho, IF/RS

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, Ilhas de Calor, Sensoriamento Remoto de áreas urbanas e dinâmica glacial.

 

Rafaela Mattos Costa, UFRGS

Graduada em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da 

Katia Kellem da Rosa, UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geologia Marinha, UFRGS. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em Bacharelado em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professora Permanente no Pós Graduação em Geografia e do Pós Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS. Coordenadora do grupo de geomorfologia e sedimentologia glacial do Centro Polar e Climático. Membro do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Membro editorial da Revista Pesquisas em Geociências e vice editora chefe da revista Para Onde (Pós Graduação em Geografia). Coordenadora substituta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa no Centro de Pesquisas Antárticas e Climáticas, UFRGS, e Laboratório do Processos Sedimentares e Ambientais, UFF, integrados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em ambientes glaciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Antártica, Geologia e Geomorfologia, Sedimentologia, Glaciologia, Paleoclimatologia e monitoramento de mudanças ambientais.

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Published

2020-09-09

How to Cite

Petsch, C., Velho, L. F., Costa, R. M., & Rosa, K. K. da. (2020). Truths and fake news: using whatsapp’s communication dynamics in teaching polar regions for higher education in geography. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 180–199. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242956