Olhares geográficos sobre a cidade: propostas metodológicas no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245332Schlagworte:
Aula de Campo, Fotografia, Jogo de Tabuleiro, Várzea Grande – MTAbstract
Neste artigo propomos discutir a cidade como condutora no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, partindo da percepção dos agentes urbanos, buscando um olhar geográfico dos alunos do ensino médio sobre cidade e seu cotidiano. Apresentamos diferentes propostas metodológicas para o ensino de Geografia urbana, dentre estas atividades destacamos: a atividade e a aula de campo, a realização de registros fotográficos e por último a confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro. Desta forma, os alunos puderam compreender a cidade onde vivem, o nome dos agentes históricos e o processo de formação das características socioespaciais da cidade de Várzea Grande – MT. Consideramos que as atividades balizam a proposta de uma educação sócioconstrutivista pautada nos saberes dos alunos aliados aos conceitos da Geografia, dando significado a Geografia na/da escola.Literaturhinweise
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