Olhares geográficos sobre a cidade: propostas metodológicas no ensino de geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245332

Parole chiave:

Aula de Campo, Fotografia, Jogo de Tabuleiro, Várzea Grande – MT

Abstract

Neste artigo propomos discutir a cidade como condutora no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, partindo da percepção dos agentes urbanos, buscando um olhar geográfico dos alunos do ensino médio sobre cidade e seu cotidiano. Apresentamos diferentes propostas metodológicas para o ensino de Geografia urbana, dentre estas atividades destacamos: a atividade e a aula de campo, a realização de registros fotográficos e por último a confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro. Desta forma, os alunos puderam compreender a cidade onde vivem, o nome dos agentes históricos e o processo de formação das características socioespaciais da cidade de Várzea Grande – MT. Consideramos que as atividades balizam a proposta de uma educação sócioconstrutivista pautada nos saberes dos alunos aliados aos conceitos da Geografia, dando significado a Geografia na/da escola.

Biografie autore

Gabriel de Miranda Soares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia Bacharelado (2018) e Licenciatura (2019), atualmente discente do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Meire Rose dos Anjos Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Bacharelado em Geografia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso; Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Pubblicato

2020-09-09

Come citare

Silva, G. de M. S., & Oliveira, M. R. dos A. (2020). Olhares geográficos sobre a cidade: propostas metodológicas no ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 221–239. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245332