O ensino de geografia e a utilização de recursos iconográficos na construção de aprendizagens significativas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.246096Schlagworte:
Ensino de Geografia, Objetos Artísticos, Metodologias de Ensino.Abstract
O presente trabalho tem como desígnio, promover a reflexão em como se dá o
desenvolvimento/aprendizado, no âmbito escolar, das relações entre o Homem e o Meio e suas
influências na produção de novas paisagens, isto, por intermédio de análises em obras artísticas, com
autoria na pintora modernista Tarsila do Amaral. Destaca-se ainda, que a importância deste trabalho
está englobada na aplicabilidade de importantes pesquisas que demostram as potencialidades que
podem ser desenvolvidas entre estudantes, com a utilização de expressões artísticas através de
aplicações metodológicas. Assim, buscamos então, integrar a formação de ideias e conceitos
geográficos a partir da identidade artística nacional, e em consequência disto, inquirir as possibilidades
e perspectivas do que tange: as formações, significações e ressignificações de saberes e suas
pluralidades disciplinares. Utilizou-se como campo de pesquisa, a sala de aula de Geografia duma
turma de 6° ano da educação básica, situada na cidade do Paulista-PE, onde: diagnósticos, reflexões e
conceituações, somaram as expectativas discentes e docentes para a significação e expressão dos
resultados e discernimentos aqui propostos.
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