As especificidades do ensino médio brasileiro, a Lei nº 13.415 e a geografia escolar: um debate necessário

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246841

Schlagworte:

Ensino de geografia, Novo ensino médio, Reformas educacionais

Abstract

O Ensino Médio brasileiro vem provocando amplos debates no cenário educacional. Tal etapa apresenta uma série de problemáticas ainda não superadas e que precisam ser discutidas; por conta disso, assiste-se a uma “reforma do Ensino Médio”. Nesse sentido, o objetivo neste artigo é discutir algumas das problemáticas presentes no Ensino Médio, refletindo sobre seus desafios na contemporaneidade, além de procurar compreender o papel da Geografia em meio ao novo contexto educacional desse ensino implementado pela Lei nº 13.415/2017. Pesquisas bibliográficas que tratam do Ensino Médio e uma análise dessa Lei foram realizas no intuito de tecer uma reflexão crítica acerca dessa temática. Questionários e entrevistas também foram aplicados com professores e alunos objetivando entender as perspectivas destes quanto às recentes reestruturações no Ensino Médio. Constatou-se a existência de uma série de dificuldades que tal etapa precisa enfrentar atualmente, e que a Lei referida, oficializada sob a justificativa de minimizar alguns desses problemas, acabou não correspondendo de forma satisfatória aos anseios de parte significativa dos profissionais da educação e parte dos alunos que também temem algumas de suas medidas. A disciplina de Geografia, nesse contexto, se encontra em uma posição delicada.

Autor/innen-Biografien

Lucas da Silva Salmeron, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Geografia) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE)

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-04-09

Zitationsvorschlag

Salmeron, L. da S., & Lopes, C. S. (2021). As especificidades do ensino médio brasileiro, a Lei nº 13.415 e a geografia escolar: um debate necessário. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 16–35. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246841