As especificidades do ensino médio brasileiro, a Lei nº 13.415 e a geografia escolar: um debate necessário
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246841Mots-clés :
Ensino de geografia, Novo ensino médio, Reformas educacionaisRésumé
O Ensino Médio brasileiro vem provocando amplos debates no cenário educacional. Tal etapa apresenta uma série de problemáticas ainda não superadas e que precisam ser discutidas; por conta disso, assiste-se a uma “reforma do Ensino Médio”. Nesse sentido, o objetivo neste artigo é discutir algumas das problemáticas presentes no Ensino Médio, refletindo sobre seus desafios na contemporaneidade, além de procurar compreender o papel da Geografia em meio ao novo contexto educacional desse ensino implementado pela Lei nº 13.415/2017. Pesquisas bibliográficas que tratam do Ensino Médio e uma análise dessa Lei foram realizas no intuito de tecer uma reflexão crítica acerca dessa temática. Questionários e entrevistas também foram aplicados com professores e alunos objetivando entender as perspectivas destes quanto às recentes reestruturações no Ensino Médio. Constatou-se a existência de uma série de dificuldades que tal etapa precisa enfrentar atualmente, e que a Lei referida, oficializada sob a justificativa de minimizar alguns desses problemas, acabou não correspondendo de forma satisfatória aos anseios de parte significativa dos profissionais da educação e parte dos alunos que também temem algumas de suas medidas. A disciplina de Geografia, nesse contexto, se encontra em uma posição delicada.
Références
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© Lucas da Silva Salmeron, Claudivan Sanches Lopes 2021

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