Possibilidades e desafios para a dinamização dos estágios de observação na formação docente: do viver-descrever ao analisar-problematizar-intervir
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246903Schlagworte:
Geografia, Estágio supervisionado de observação, Formação docenteAbstract
Na medida em que se propõe a analisar a relação sociedade-natureza e suas dimensões no espaço geográfico, a Geografia escolar se constituí como uma Disciplina fundamental à formação de cidadãos críticos e reflexivos, conscientes do seu papel no mundo e no seu lugar de vivência. Para que cumpra esta finalidade, além de auferidas condições para superar as problemáticas estruturais da educação escolar pública, é imprescindível que os contextos da formação docente sejam propositivos a problematização e compreensão da realidade escolar em suas múltiplas e contraditórias faces, o que se faz possível mediante a combinação dialética de conhecimentos teórico-científicos e práticos. Isso implica, entre outras questões, repensar os estágios supervisionados que, mais do que um momento para viver-descrever a escola, precisa se constituir como um momento para analisá-la, problematizá-la e nela intervir positivamente. Levando em conta este quadro, objetiva-se aqui analisar as possibilidades e os desafios para a dinamização do estágio de observação, partindo, para isto, das experiências práticas e atividades teórico-reflexivas desenvolvidas de acordo com os pressupostos formativos trabalhados no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia I, que faz parte da grande curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.
Literaturhinweise
CACETE, N. H. Formação do professor de Geografia: Sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista Casa da Geografia de Sobral. v.17, n. 2. p.3-11, 2015.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. 2. ed. Intujuí: Ed. Unijuí, 2003.
CARVALHO, L.E.P.; AZEVEDO, S.L.M de.Diálogo com e para a formação do professor no estágio supervisionado em Geografia.In: FARIAS, P.S.C.; OLIVEIRA, M.M. de. (Orgs.). A formação docente em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande: EDUFCG, 2014.
CUNHA, M.S. da. Dimensão teórico-prática em cursos de licenciatura em Geografia: reflexões a partir da URCA(Crato-CE). In: FARIAS, P.S.C.; OLIVEIRA, M.M.de. (Orgs.). A formação docente em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande: EDUFCG, 2014.
DAVANÇO, V. H. O espaço do estágio na formação docente. In: XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Londrina, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.
NODARI, J. I.; ALMEIDA, M. R. Refletindo sobre a agência docente através da observação. Revista X, Edição Especial v, 2, p. 22-46, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Joyce Aparecida Soares de Pontes, Maria Marta dos Santos Buriti

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.