Canções libertárias no ensino: a compreensão do sertão nordestino na geografia escolar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248775

Schlagworte:

Arte musical, Ferramentas de ensino, Abordagens libertárias, Paisagem sertaneja

Abstract

O presente trabalho tem origem em um projeto de licenciatura em Geografia, como foco na perspectiva das artes como leitura das paisagens patrimoniais latino-americanas. Baseando-se em alguns princípios das abordagens libertárias e fenomenológicas da geografia escolar para entender o poder do sujeito nas suas ações cotidianas, apropriou-se de uma ferramenta artística, a canção musical, ainda considerada “alternativa” no ensino básico. O conteúdo trabalhado por meio da intervenção em sala de aula foi o Sertão Nordestino. E as canções foram selecionadas por contraste associativo (tradicional X não usual). Tendo em vista que arte música é portadora de uma geograficidade, buscou-se compreender a paisagem sertaneja como compreensão de um mundo vivido, sem engessamentos formais e acessível ao educando. O resultado da reflexão proposta demonstra possibilidade musical em sala de aula, como estratégia fácil e competente na compreensão de conteúdos geográficos.

Autor/innen-Biografien

Léon Denis Ferreira Xavier, Universidade de São Paulo

Mestrando em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), vinculado ao Departamento de Geografia da UFC e desenvolve pesquisas nas temáticas de Geografia e Música sob a ótica libertária

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha - 2011); e, em Turismo Cultural, pela Universidade de São Paulo (Brasil - 2005), atua como Professor Associado, no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, desde 2005, nos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado

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Veröffentlicht

2021-04-09

Zitationsvorschlag

Xavier, L. D. F., & Oliveira, C. D. M. de. (2021). Canções libertárias no ensino: a compreensão do sertão nordestino na geografia escolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 187–196. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248775