Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249232

Schlagworte:

Ensino de Geografia, estado do conhecimento, Pós-Graduação

Abstract

As pesquisas situadas no campo do ensino de Geografia vêm apresentando números crescentes na quantidade de trabalhos produzidos em nível de pós-graduação. Nesse sentido, este trabalho se justifica pelo anseio de pensar a respeito das produções sobre práticas de ensino de Geografia, em nível de pós-graduação, analisando os aspectos qualitativos levantados ao longo da formulação desta pesquisa. O estado do conhecimento se configurou como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento deste trabalho. Através dele, foi possível selecionar e analisar as pesquisas desenvolvidas e depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre 2013 e 2018. Os resultados centrais denotam que o tema mais abordado pelos trabalhos é a cartografia escolar. Além disso, Lana de Souza Cavalcanti e Milton Santos são os autores mais citados nos trabalhos. A categorização dos verbos dos objetivos demonstrou que a maior parte das pesquisas buscou “analisar”. Questionários e entrevistas aparecem como as principais formas de coleta de dados. Por fim, observam-se poucos estudos relacionados a temáticas como relações étnico-raciais. Sendo assim, é possível considerar que as pesquisas apresentam temáticas destacadas, complexidade relevante e se baseiam em autores respeitáveis da Geografia. No entanto, os assuntos socialmente críticos necessitam de maior atenção analítica.

Autor/innen-Biografien

João Antonio Blois Aita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PROBIC de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Veröffentlicht

2021-07-26

Zitationsvorschlag

Blois Aita, J. A., & Nedel Oliveira, V. H. (2021). Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 148–166. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249232