Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249232Schlagworte:
Ensino de Geografia, estado do conhecimento, Pós-GraduaçãoAbstract
As pesquisas situadas no campo do ensino de Geografia vêm apresentando números crescentes na quantidade de trabalhos produzidos em nível de pós-graduação. Nesse sentido, este trabalho se justifica pelo anseio de pensar a respeito das produções sobre práticas de ensino de Geografia, em nível de pós-graduação, analisando os aspectos qualitativos levantados ao longo da formulação desta pesquisa. O estado do conhecimento se configurou como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento deste trabalho. Através dele, foi possível selecionar e analisar as pesquisas desenvolvidas e depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre 2013 e 2018. Os resultados centrais denotam que o tema mais abordado pelos trabalhos é a cartografia escolar. Além disso, Lana de Souza Cavalcanti e Milton Santos são os autores mais citados nos trabalhos. A categorização dos verbos dos objetivos demonstrou que a maior parte das pesquisas buscou “analisar”. Questionários e entrevistas aparecem como as principais formas de coleta de dados. Por fim, observam-se poucos estudos relacionados a temáticas como relações étnico-raciais. Sendo assim, é possível considerar que as pesquisas apresentam temáticas destacadas, complexidade relevante e se baseiam em autores respeitáveis da Geografia. No entanto, os assuntos socialmente críticos necessitam de maior atenção analítica.
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