Condições do trabalho docente no contexto das escolas cidadãs integrais da rede estadual de ensino da Paraíba

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251458

Schlagworte:

Trabalho, Escola Cidadã-Integral, Docente, Proletarização Docente, Alienação Docente.

Abstract

A institucionalização das escolas Cidadãs-Integrais tem sido um dos principais projetos da gestão dos últimos anos no Estado da Paraíba. Sua implementação iniciou-se em 2016 e atualmente encontra-se em todas as Gerências Regionais de Ensino – GRE’s, envolvendo boa parte dos docentes da rede de ensino. A partir da experiência da pesquisadora durante o período de dois anos como estagiária em uma escola Cidadã-Integral (ECI)foi observada a inserção de Organizações Sociais – O.S. e uma profunda mudança na gestão, no currículo e, possivelmente nas condições de trabalho dos docentes. A inserção destas O.S. está associada à lógica da Globalização e do neoliberalismo, impondo níveis de padronização em escala mundial e em diversos aspectos da vida humana. Um destes aspectos é o trabalho, compreendido como indissociável ao ser humano. Este estudo, tem como objetivo refletir sobre a condição de trabalho dos professores das ECI/Paraíba. Compreendendo a importância da escola para a formação e transformação da sociedade e reconhecendo que o professor possui característica central nesse contexto, necessitamos estar atentos às políticas que os envolvem, pois isto irá dizer os rumos da nossa sociedade. Essa pesquisa, aproxima-se metodologicamente das pesquisas descritiva, exploratória e revisão documental. nos debruçamos sobre a abordagem qualitativa e do questionário para coleta de dados, isto, com o intuito de dar voz aos docentes. Para análise   dos resultados ancoramo-nos no aporte teórico que versa sobre conceitos como neoliberalismo, globalização, trabalho, bem como proletarização e alienação. Confere-se que as mudanças impostas aos docentes tendência à intensificação da alienação e proletarização dos profissionais.

Autor/innen-Biografien

Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG); Especialização em Ensino de Geografia (UEPB); Pós-graduanda em Supervisão Pedagógica e Gestão Escola (Descomplica); Graduação em licenciatura plena em Geografia (UFCG); Membro do GEMAC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino, Meio Ambiente e Cidade.

Jonas Marques da Penha, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO); Professor substituto do Departamento de Geografia (UEPB); Colaborador do laboratório de Ensino de Geografia - LEGEP/UFPE e do grupo de pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/UFPE).

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-08-19

Zitationsvorschlag

Rodrigues, R. B. de F., & Penha, J. M. da. (2022). Condições do trabalho docente no contexto das escolas cidadãs integrais da rede estadual de ensino da Paraíba. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 14–32. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251458