O que tem na fronteira internacional de Ponta Porã/MS? desafios e oportunidades para as escolas no ensino de Geografia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251951

Schlagworte:

Ensino de Geografia, diversidade cultural, fronteira.

Abstract

O artigo busca compreender a importância de se aprender Geografia nas séries iniciais, mais especificamente no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas de fronteira em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para tanto, buscou-se entender a contextualização no ensino de Geografia a partir da leitura do mundo e do espaço vivido, valorizando as diversidades culturais existentes em uma área de fronteira internacional. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir da seleção de artigos publicados, bem como revistas científicas e sites dedicados na área da Educação. Mediante as dificuldades enfrentadas pelas escolas, observou-se a falta de conteúdos local-específicos nesse componente curricular assegurados na BNCC e no Referencial Curricular do estado de Mato Grosso do Sul, que estabelecem as devidas diretrizes para as escolas de Ponta Porã. Em síntese, objetivou-se refletir os desafios e as oportunidades para referenciar o ensino-aprendizagem, tendo em vista as especificidades locais existentes na fronteira, para resgatar a identidade cultural. Conclui-se que a exploração do turismo pedagógico, a aula-passeio e a interdisciplinaridade podem potencializar o aprendizado, contemplando os documentos normativos.

Autor/innen-Biografien

Silvano Artur Busch Vergutz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã/MS. Atualmente cursando Mestrado Profissional em Educação – (PROFEDUC/UEMS). 

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação (UFSCar). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação – (PROFEDUC/UEMS). E-mail: marsiellp@gmail.com

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Veröffentlicht

2022-08-19

Zitationsvorschlag

Vergutz, S. A. B., & Pacífico, M. (2022). O que tem na fronteira internacional de Ponta Porã/MS? desafios e oportunidades para as escolas no ensino de Geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 33–52. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251951