O que tem na fronteira internacional de Ponta Porã/MS? desafios e oportunidades para as escolas no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251951Parole chiave:
Ensino de Geografia, diversidade cultural, fronteira.Abstract
O artigo busca compreender a importância de se aprender Geografia nas séries iniciais, mais especificamente no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas de fronteira em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para tanto, buscou-se entender a contextualização no ensino de Geografia a partir da leitura do mundo e do espaço vivido, valorizando as diversidades culturais existentes em uma área de fronteira internacional. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir da seleção de artigos publicados, bem como revistas científicas e sites dedicados na área da Educação. Mediante as dificuldades enfrentadas pelas escolas, observou-se a falta de conteúdos local-específicos nesse componente curricular assegurados na BNCC e no Referencial Curricular do estado de Mato Grosso do Sul, que estabelecem as devidas diretrizes para as escolas de Ponta Porã. Em síntese, objetivou-se refletir os desafios e as oportunidades para referenciar o ensino-aprendizagem, tendo em vista as especificidades locais existentes na fronteira, para resgatar a identidade cultural. Conclui-se que a exploração do turismo pedagógico, a aula-passeio e a interdisciplinaridade podem potencializar o aprendizado, contemplando os documentos normativos.
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