Educação montessoriana e valorização do espaço: a experiência no “Colégio Montessori Rosário”
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252143Schlagworte:
Ensino-aprendizagem, espaço, geografia, Método MontessoriAbstract
O objetivo do presente artigo é discutir a potencialidade do método montessoriano no processo de ensino-aprendizagem, onde o espaço aparece como uma das variáveis mais importantes no sucesso da perspectiva pedagógica, trazendo, portanto, um fértil campo de investigações para a Geografia. A metodologia de pesquisa qualitativa contou com abordagens teóricas e trabalho de campo em uma escola que segue o método montessoriano, localizada no município de Rosário, Santa Fé, Argentina. Como resultados, observou-se que o planejamento e a organização do espaço são um fator fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, o qual deve instigar a exploração e o trânsito livre dos pequenos com pouca intervenção do professor, até mesmo no acesso aos materiais didáticos. A organização espacial e o respeito à individualidade e ao tempo de aprendizagem de cada criança mostram que os primeiros passos na autonomia são possíveis desde a mais tenra idade. Além disso, essa questão é um campo fértil e ainda pouco explorado nas pesquisas de Geografia.
Literaturhinweise
ALMEIDA, T. Montessori: o tempo o faz cada vez mais atual. Perspectiva, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 9-19, 1984.
ARENDT, Hannah. Between the past and the future. New York: Pinguin, 2006.
CARVALHO, J.S. F. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2017.
FERRARI, M. Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno. Revista Nova Escola, 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno. Acessado em: 7 mar. 2020.
HOLZER, W. Uma discussão fenomenológica dos conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Revista Território, n. 3, p. 77-85, 1997.
İSLAMOĞLU, Ö. Interaction Between Educational Approach and Space: The Case of Montessori. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, n. 1, p. 265-274, 2018.
LANCILLOTTI, S.S.P. Pedagogia montessoriana: ensaio de individualização do ensaio. Revista Histedbr On-line, Campinas, número especial, p. 164-173, 2010.
LOWENTHAL, D. Geografia, Experiência e Imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, A (org.). Perspectivas da Geografia. 2. ed. São Paulo: Difel, 1985. p. 103-141.
RELPH, E. C. As bases fenomenológicas da Geografia. Geografia, v. 4, n.7, p. 1 – 25, 1979.
SALOMÃO, G. M. Compreendendo Montessori: o material montessoriano. Lar Montessori: a educação como uma ajuda à vida, 22 jan. 2013. Disponível em: https://larmontessori.com/2013/01/22/compreendendo-montessori-o-material-montessoriano/. Acessado em: 15 mar. 2020.
MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
MONTESSORI ROSARIO. Colegio Montessori Rosario. Disponível em: http://www.montessorirosario.com.ar. Acessado em: 20 fev. 2020.
OLIVEIRA, A. U. A formação universitária do professor de geografia. Geografia, Londrina, v. 7, p. 33-40, 1992.
PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G. A pedagogia de Maria Montessori para a educação na infância. Quaestio, Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 203-220, 2019.
PONCE, N. D.Q. En búsqueda de la liberdad y la construcción del conocimento: un acercamiento al método montessori. In: GODOY, D. A. S; DIPP, A. J; GARCÍA, R. C (Org). Caracterización de modelos escolares: una mirada objetiva. Durango: Instituto Universitario Anglo Español, 2016, p. 137-154.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Ariel Pereira da Silva Oliveira, Ideni Terezinha Antonello, Jeani Delgado Paschoal Moura, Larissa Alves de Oliveira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.