Educação montessoriana e valorização do espaço: a experiência no “Colégio Montessori Rosário”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252143

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem, espaço, geografia, Método Montessori

Résumé

O objetivo do presente artigo é discutir a potencialidade do método montessoriano no processo de ensino-aprendizagem, onde o espaço aparece como uma das variáveis mais importantes no sucesso da perspectiva pedagógica, trazendo, portanto, um fértil campo de investigações para a Geografia. A metodologia de pesquisa qualitativa contou com abordagens teóricas e trabalho de campo em uma escola que segue o método montessoriano, localizada no município de Rosário, Santa Fé, Argentina. Como resultados, observou-se que o planejamento e a organização do espaço são um fator fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, o qual deve instigar a exploração e o trânsito livre dos pequenos com pouca intervenção do professor, até mesmo no acesso aos materiais didáticos. A organização espacial e o respeito à individualidade e ao tempo de aprendizagem de cada criança mostram que os primeiros passos na autonomia são possíveis desde a mais tenra idade. Além disso, essa questão é um campo fértil e ainda pouco explorado nas pesquisas de Geografia.

Bibliographies de l'auteur-e

Ariel Pereira da Silva Oliveira, Universidad Nacional de La Plata (UNLP), La Plata, Buenos Aires, Argentina

Graduado e mestre em geografia pela UEL, doutorando pela UNLP

Ideni Terezinha Antonello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); professora da graduação e da pós-graduação em geografia da UEL

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em geografia pela UNESP; professora da graduação e da pós-graduação em geografia da UEL

Larissa Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada, mestre e doutora em geografia pela UEL

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Publié-e

2022-08-19

Comment citer

Oliveira, A. P. da S., Antonello, I. T., Moura, J. D. P., & Oliveira, L. A. de. (2022). Educação montessoriana e valorização do espaço: a experiência no “Colégio Montessori Rosário”. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 79–102. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252143