Educação montessoriana e valorização do espaço: a experiência no “Colégio Montessori Rosário”
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252143Mots-clés :
Ensino-aprendizagem, espaço, geografia, Método MontessoriRésumé
O objetivo do presente artigo é discutir a potencialidade do método montessoriano no processo de ensino-aprendizagem, onde o espaço aparece como uma das variáveis mais importantes no sucesso da perspectiva pedagógica, trazendo, portanto, um fértil campo de investigações para a Geografia. A metodologia de pesquisa qualitativa contou com abordagens teóricas e trabalho de campo em uma escola que segue o método montessoriano, localizada no município de Rosário, Santa Fé, Argentina. Como resultados, observou-se que o planejamento e a organização do espaço são um fator fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, o qual deve instigar a exploração e o trânsito livre dos pequenos com pouca intervenção do professor, até mesmo no acesso aos materiais didáticos. A organização espacial e o respeito à individualidade e ao tempo de aprendizagem de cada criança mostram que os primeiros passos na autonomia são possíveis desde a mais tenra idade. Além disso, essa questão é um campo fértil e ainda pouco explorado nas pesquisas de Geografia.
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© Ariel Pereira da Silva Oliveira, Ideni Terezinha Antonello, Jeani Delgado Paschoal Moura, Larissa Alves de Oliveira 2022

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