Modelo tridimensional digital como instrumento didático para o ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253589Palavras-chave:
Ensino de Geografia, geotecnologias, TICs na educação, modalidade de ensino.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, especialmente dos modelos tridimensionais digitais, como instrumento didático-metodológico. Com base em resultados parciais de dissertação de mestrado, consideram-se os desafios encontrados ao se ensinar Geografia na atualidade, destacados pela literatura educacional e pelo papel central do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se evidenciar como as tecnologias vêm evoluindo ao longo dos anos na sociedade contemporânea, seus reflexos na produção e reprodução do espaço geográfico em seus mais diversos níveis de articulação e influência e, especialmente, seus impactos na educação escolar de forma geral, particularmente na educação geográfica. O artigo, portanto, defende a importância didática das novas tecnologias, principalmente das geotecnologias, para a quantidade e a qualidade das informações por elas geradas na promoção do pensamento geográfico do aluno, ressaltando, porém, o papel indispensável do professor para o melhor uso de tais ferramentas, buscando contribuir, de forma efetiva, para a qualificação do ensino de Geografia.
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