Modelo tridimensional digital como instrumento didático para o ensino de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253589

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, geotecnologias, TICs na educação, modalidade de ensino.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, especialmente dos modelos tridimensionais digitais, como instrumento didático-metodológico. Com base em resultados parciais de dissertação de mestrado, consideram-se os desafios encontrados ao se ensinar Geografia na atualidade, destacados pela literatura educacional e pelo papel central do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se evidenciar como as tecnologias vêm evoluindo ao longo dos anos na sociedade contemporânea, seus reflexos na produção e reprodução do espaço geográfico em seus mais diversos níveis de articulação e influência e, especialmente, seus impactos na educação escolar de forma geral, particularmente na educação geográfica.  O artigo, portanto, defende a importância didática das novas tecnologias, principalmente das geotecnologias, para a quantidade e a qualidade das informações por elas geradas na promoção do pensamento geográfico do aluno, ressaltando, porém, o papel indispensável do professor para o melhor uso de tais ferramentas, buscando contribuir, de forma efetiva, para a qualificação do ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Vinicius Filipe Rodrigues Soares, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, atualmente mestrando do Programa de Pós- Graduação em Geografia da mesma instituição.

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

Soares, V. F. R., & Lopes, C. S. (2022). Modelo tridimensional digital como instrumento didático para o ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 189–205. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253589