Ensino de Geografia e transtorno do espectro autista: proposição de material 3D

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256876

Schlagworte:

Ensino de Geografia, inclusão, recursos didáticos 3D, transtorno do espectro autista

Abstract

Pensar o ensino de Geografia no debate sobre a inclusão em contexto escolar do aluno com o Transtorno do Espectro Autista, constitui exercício que deve englobar as análises sobre as perspectivas para a adaptação de recursos didáticos. Dessa forma, o artigo apresenta resultados de pesquisa que possuiu como objetivo produzir recurso didático não convencional em impressora 3D, voltado para o ensino de Geografia em contextos com o TEA. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, mediada pelos procedimentos de levantamento e a sistematização de referencial teórico em associação com a delimitação dos temas em Geomorfologia e Cartografia, visando a elaboração dos recursos didáticos não convencionais com o uso da impressão 3D. Concluiu-se que os recursos didáticos elaborados, constituem alternativa de material para trabalho com os temas da Geografia com o aluno com TEA, utilizando elementos da ludicidade, com a oportunidade de constituição de reforçadores aos recursos didáticos utilizados em sala de aula.

Autor/innen-Biografien

Silvana de Sousa Silva, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Doutora em Geografia Humana (USP), Mestre em Geografia (UFPI), Especialista em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais (UEPA), professora do Instituto Federal do Pará (IFPA)

Elane do Socorro Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social/UFPA; Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará; Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2004) e Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2000). Assistente Social do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual da UEPA

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Veröffentlicht

2023-04-28

Zitationsvorschlag

Silva, S. de S., & Silva, E. do S. O. da. (2023). Ensino de Geografia e transtorno do espectro autista: proposição de material 3D. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 115–131. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256876