Ensino de Geografia e transtorno do espectro autista: proposição de material 3D
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256876Palavras-chave:
Ensino de Geografia, inclusão, recursos didáticos 3D, transtorno do espectro autistaResumo
Pensar o ensino de Geografia no debate sobre a inclusão em contexto escolar do aluno com o Transtorno do Espectro Autista, constitui exercício que deve englobar as análises sobre as perspectivas para a adaptação de recursos didáticos. Dessa forma, o artigo apresenta resultados de pesquisa que possuiu como objetivo produzir recurso didático não convencional em impressora 3D, voltado para o ensino de Geografia em contextos com o TEA. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, mediada pelos procedimentos de levantamento e a sistematização de referencial teórico em associação com a delimitação dos temas em Geomorfologia e Cartografia, visando a elaboração dos recursos didáticos não convencionais com o uso da impressão 3D. Concluiu-se que os recursos didáticos elaborados, constituem alternativa de material para trabalho com os temas da Geografia com o aluno com TEA, utilizando elementos da ludicidade, com a oportunidade de constituição de reforçadores aos recursos didáticos utilizados em sala de aula.
Referências
BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educ. Pesqui. , São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022019000100407&lng=en&nrm=iso. Acesso em 13 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BORDINI, Daniela; BRUNI, Ana Rita. Transtornos do Espectro autista. In: ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigues Affonseca. Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 219-230.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. P. 66-78.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CULTS3D. Mapa da América do Sul. Disponível em: https://cults3d.com/en/3d-model/various/south-america-map-puzzle. Acesso em: 15 jan. 2022.
HEREDERO, Eladio Sebastian A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9772. Acesso em: 13 maio 2020.
MYMINIFACTORY. Mapa do Brasil regiões. Disponível em: https://www.myminifactory.com/object/3d-print-regions-of-brazil-8858. Acesso em: 15 jan. 2022.
NASCIMENTO, Francisca Samara Kizia Bezerra do. Ajude-nos a compreender o espaço geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó-RN, 2020. 209f.: il.
OLIVEIRA, W. M. de; CARVALHO DELOU, C. M. Estudantes público-alvo da educação especial nos institutos federais: quem são? #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear. v. 10. n. 1. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4843. Acesso em: 01 dez. 2021.
PERTILE, E. B., MORI, N. N. R. Institutos Federais de Educação: as discussões sobre a terminalidade específica e a necessidade do atendimento educacional especializado. Teoria e Prática Da Educação, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45228. Acesso em: 26 nov. 2020.
RAABE, André, GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação. Ano 10. n.26. Edição Temática VIII – III Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
RIBEIRO, Roberto Souza; MACHADO, Silvio Marcio Montenegro. A Geografia da Inclusão ou a inclusão da Geografia? In: NOGUEIRA, Ruth E. (org.). Geografia e inclusão escolar teoria e práticas. Florianópolis: Edição dos Bosques, 2016.
SERRA, Dayse. A mediação escolar na educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista. In: Soares, A; Simão, J.; Neves, LM (Org.). Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: entretecendo múltiplos saberes. 1ed. 2019.v. 2, p. 45-55.
SILVA, Cristiane Ribeiro da. A lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos Institutos Federais de Educação: desafios e perspectivas nas políticas institucionais. 2020. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2020. 193p
SILVA, Josélia Saraiva e. Recursos didáticos não convencionais no ensino de geografia In: SILVA, Josélia Saraiva e. Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Teresina: Edufpi, 2011. p. 61-76.
SOARES, Juliana Maria Moreira, FONSECA DE CAMPOS, Paulo Eduardo, Tecnologia Assistiva, Impressão 3D e Indústria 4.0. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Anais...Univille, Joinville (SC)
TEIXEIRA, M.C.T.V.; SILVA, N. A.; BARALDI, G.S.; EMERICH, D.R.; MILAN, E.; CARREIRO, L. R. R. Intervenções em sala de aula com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. In: DIAS, N.M.; MECCA, T.P. (Org.). Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. São Paulo: MEMNON, 2015. p. 249-258.
THINGIVERSE. Biblioteca de formas do relevo. Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:1277448. Acesso em: 15 jan. 2022.
WEIZENMANN, Luana Stela; PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; ZANON, Regina Basso. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional. 2020, v. 24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwnK5kF4zM9m9XRynr53nwF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 jan. 2021.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvana de Sousa Silva, Elane do Socorro Oliveira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.