O ensino das regiões brasileiras: da categoria ao desenvolvimento do raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257485Schlagworte:
região, ensino de geografia, programa institucional residência pedagógicaAbstract
Os estudos com enfoques regionais estão bastante presentes no ensino de Geografia da educação básica. Contudo, há algumas questões que envolvem o ensino-aprendizagem da categoria região na Geografia escolar, tais como discussões sobre sua utilidade na compreensão do espaço geográfico, a necessidade de revisão de conceitos e de alguns métodos e as estratégias adotadas. Referenciando-se nessa problemática, o presente artigo objetiva contribuir com uma proposta metodológica para o ensino das regiões brasileiras e proporcionar uma breve reflexão acerca do ensino dessa categoria na educação básica, embasando-se na experiência e resultados alcançados a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional Residência Pedagógica, com os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Municipal Padre Antonino, em Campina Grande-PB, as quais resultaram de forma positiva na compreensão dos alunos sobre a categoria região e sua importância para o entendimento das diversidades e singularidades que compõem o espaço geográfico brasileiro. Com isso, ressalta a relevância da região no ensino-aprendizagem de Geografia como uma categoria que mune os estudantes para pensar e agir espacialmente por meio do raciocínio geográfico.
Literaturhinweise
ALBUQUERQUE, M. A. M. de. Século de prática de ensino de Geografia. In: REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Vol. 2. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 13-30.
BRASIL. Parâmetros Nacionais Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2017.
CAMPOS, E.; BUITONI, M. M. S. Região e regionalização no currículo escolar. Coleção explorando o ensino – Geografia, v 22. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação básica, 2010.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4 ed. Campinas: Papirus, 2003.
CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7° Ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
FERREIRA, M. S; IBIAPINA, I. M. L. M. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, M. C. C; FIDALGO, S. S. (Org). Questões de método e de linguagem na formação docente. São Paulo: Mercado das Letras, 2011, p.119-140.
FANTIN, M. E; TAUSCHECK, N. M. Metodologia do ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2005.
GIROTTO, E. D. Dos PCNS a BNCC: O ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. Geo. UERJ. Rio de Janeiro, n. 30, 2017. P. 419-439.
GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C; CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 11° Ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2008. P. 49-73.
GONÇALVES, T. R. P. S; SANTOS PINTO, V. P. dos. Alfabetização geográfica na educação Brasileira. Instrumento. v. 17, n. 2, jul./dez. 2015.
HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. GEOgraphia. vol. 1, núm. 1, 1999. p. 15-39.
HAESBAERT, R. Regional Global: dilemas da região e regionalização na Geografia contemporânea. 3° Ed. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
INSTITUTO BRASIELIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Atlas geográfico escolar. 7 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
LENCIONI, S. Região e Geografia: A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A.(Org.). Novos caminhos da Geografia. 5° Ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-204.
LUZ NETO, D. R. S.; COSTA LEITE, C. M. Elementos constituintes do Raciocínio Geográfico: uma discussão teórica para educação básica. Signos Geográficos. vol. 3, 2021. p. 1-17.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 21 de Agosto de 2020.
VIEIRA, N. R. O conceito de região e o ensino de Geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmico. Revista Formação, n.20, vol. 1, 2013. p. 21-37.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.