O ensino das regiões brasileiras: da categoria ao desenvolvimento do raciocínio geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257485

Palavras-chave:

região, ensino de geografia, programa institucional residência pedagógica

Resumo

Os estudos com enfoques regionais estão bastante presentes no ensino de Geografia da educação básica. Contudo, há algumas questões que envolvem o ensino-aprendizagem da categoria região na Geografia escolar, tais como discussões sobre sua utilidade na compreensão do espaço geográfico, a necessidade de revisão de conceitos e de alguns métodos e as estratégias adotadas. Referenciando-se nessa problemática, o presente artigo objetiva contribuir com uma proposta metodológica para o ensino das regiões brasileiras e proporcionar uma breve reflexão acerca do ensino dessa categoria na educação básica, embasando-se na experiência e resultados alcançados a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional Residência Pedagógica, com os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Municipal Padre Antonino, em Campina Grande-PB, as quais resultaram de forma positiva na compreensão dos alunos sobre a categoria região e sua importância para o entendimento das diversidades e singularidades que compõem o espaço geográfico brasileiro. Com isso, ressalta a relevância da região no ensino-aprendizagem de Geografia como uma categoria que mune os estudantes para pensar e agir espacialmente por meio do raciocínio geográfico.

Biografia do Autor

Maria Edwirges Gomes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda no Mestrado Profissional em Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora lotada no Departamento de Geografia, bem como no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Referências

ALBUQUERQUE, M. A. M. de. Século de prática de ensino de Geografia. In: REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Vol. 2. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 13-30.

BRASIL. Parâmetros Nacionais Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2017.

CAMPOS, E.; BUITONI, M. M. S. Região e regionalização no currículo escolar. Coleção explorando o ensino – Geografia, v 22. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação básica, 2010.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4 ed. Campinas: Papirus, 2003.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7° Ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

FERREIRA, M. S; IBIAPINA, I. M. L. M. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, M. C. C; FIDALGO, S. S. (Org). Questões de método e de linguagem na formação docente. São Paulo: Mercado das Letras, 2011, p.119-140.

FANTIN, M. E; TAUSCHECK, N. M. Metodologia do ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2005.

GIROTTO, E. D. Dos PCNS a BNCC: O ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. Geo. UERJ. Rio de Janeiro, n. 30, 2017. P. 419-439.

GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C; CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 11° Ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2008. P. 49-73.

GONÇALVES, T. R. P. S; SANTOS PINTO, V. P. dos. Alfabetização geográfica na educação Brasileira. Instrumento. v. 17, n. 2, jul./dez. 2015.

HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. GEOgraphia. vol. 1, núm. 1, 1999. p. 15-39.

HAESBAERT, R. Regional Global: dilemas da região e regionalização na Geografia contemporânea. 3° Ed. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

INSTITUTO BRASIELIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Atlas geográfico escolar. 7 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

LENCIONI, S. Região e Geografia: A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A.(Org.). Novos caminhos da Geografia. 5° Ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-204.

LUZ NETO, D. R. S.; COSTA LEITE, C. M. Elementos constituintes do Raciocínio Geográfico: uma discussão teórica para educação básica. Signos Geográficos. vol. 3, 2021. p. 1-17.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 21 de Agosto de 2020.

VIEIRA, N. R. O conceito de região e o ensino de Geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmico. Revista Formação, n.20, vol. 1, 2013. p. 21-37.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Silva, M. E. G. da, & Melo, J. A. B. de. (2023). O ensino das regiões brasileiras: da categoria ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 176–199. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257485