Reflexões da prática docente a partir do Estágio Curricular Supervisionado de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.260020Schlagworte:
Prática de Ensino, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.Abstract
A prática de ensino em Geografia vista sob a ótica do professor em situação de ensino, portanto sujeito em reflexividade, hoje, desenvolve-se a partir de vivencias pedagógicas no interior da escola. A reflexão sobre o cotidiano, sobretudo, a partir das dúvidas reais do professor, constitui-se na condição para que se proceda uma formação mais articulada e coerente com a realidade. Defendemos uma formação na qual o aluno, futuro professor de Geografia, seja também um ator importante no seu processo de profissionalização a partir da investigação de sua prática e busque, por meio da reflexão, a articulação entre o conhecimento teórico oferecido pela universidade e a prática de sala de aula, de modo a realmente compreender a problemática da prática. A falta de um trabalho mais sistemático, associado a uma formação desprovida de uma racionalidade pedagógica tem levado à construção de propostas otimizadas e com pouca repercussão na comunidade educativa e por conseguinte no ‘chão da escola’. Ser professor hoje é um desafio que envolve a questão humanitária e conhecimentos específicos necessários para ver e conviver com o mundo, que exige um conjunto de saberes que extrapolam os saberes específicos da matéria, mas uma dimensão didática de sentidos e significados.
Literaturhinweise
BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 de dez. 1996.
CARVALHO, A. D. F. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
CHARLOT, B. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2005.
CORTELLA, M. S. Paulo Feire: utopias e esperanças. In Eliana (et al.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura: livro 3 / Peres, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
FAZENDA, I.C.A, et al. Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1991.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, (orgs.). – 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro, Tempo e Presença, 1990.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do
pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.
(Orgs.) Professor reflexivo no Brasil genes crítica de um conceito. 3 ed. São Paulo:
Editora Cortez, 2005.
LIMA, M. S. L. A formação humana na formação do educador. In. SANTOS, F. K. S. dos. (Org). Abrindo Trilhas para os Saberes: formação humana, cultura e diversidade. Fortaleza: Editora Comercial, 2010, 395p.
NEVES, L. O. R. O Professor, sua formação e sua prática. In. http://www.centrorefeducacional.pro.br/profprat.htm, 2005. Acessado em 15/02/2023.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação.
Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, F. K. S. dos. O trabalho e a mobilização de saberes docente: limites e possibilidades da racionalidade pedagógica na educação superior. Fortaleza, UFC, 2011 (Tese de Doutorado).
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In. NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução Beatriz Afonso Neves, Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1999.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica: 9 ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
THERRIEN, J. e SOUSA, Â. Cultura docente e gestão pedagógica: a racionalidade prática dos saberes do saber-fazer racionalidade do agir docente – elementos para uma análise da formação prática. In. NOBRE, M. D. e THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume: Fortaleza, 2000.
ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cadernos de Pedagogia, n° 220, p. 44-49, 1992.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Francisco Kennedy Silva dos Santos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.