Reflexões da prática docente a partir do Estágio Curricular Supervisionado de Geografia
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.260020Mots-clés :
Prática de Ensino, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.Résumé
A prática de ensino em Geografia vista sob a ótica do professor em situação de ensino, portanto sujeito em reflexividade, hoje, desenvolve-se a partir de vivencias pedagógicas no interior da escola. A reflexão sobre o cotidiano, sobretudo, a partir das dúvidas reais do professor, constitui-se na condição para que se proceda uma formação mais articulada e coerente com a realidade. Defendemos uma formação na qual o aluno, futuro professor de Geografia, seja também um ator importante no seu processo de profissionalização a partir da investigação de sua prática e busque, por meio da reflexão, a articulação entre o conhecimento teórico oferecido pela universidade e a prática de sala de aula, de modo a realmente compreender a problemática da prática. A falta de um trabalho mais sistemático, associado a uma formação desprovida de uma racionalidade pedagógica tem levado à construção de propostas otimizadas e com pouca repercussão na comunidade educativa e por conseguinte no ‘chão da escola’. Ser professor hoje é um desafio que envolve a questão humanitária e conhecimentos específicos necessários para ver e conviver com o mundo, que exige um conjunto de saberes que extrapolam os saberes específicos da matéria, mas uma dimensão didática de sentidos e significados.
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