Geotecnologias no ensino de geografia: um olhar a partir da gamificação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263366Schlagworte:
tecnologias educacionais, ensino-aprendizagem, oficinas reflexivo-formativasAbstract
A educação é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, sendo essencial para o progresso sociocultural, político e econômico. Investir na formação do campo educacional, é crucial para atender às crescentes demandas de planejamento, gestão, ensino e aprendizagem. Os professores desempenham um papel central nesse processo, destacando-se como protagonistas na melhoria da qualidade do ensino, tornando vital investir em seu desenvolvimento profissional. Com as transformações no mundo do trabalho, os professores precisam adquirir habilidades e competências para construir novos conhecimentos. A formação contínua dos docentes, especialmente em tecnologia, é fundamental para enfrentar esses desafios. A utilização das Tecnologias Digitais na educação, incluindo as redes digitais, tem sido amplamente discutida, proporcionando novas formas de interação e aprendizado. Uma pesquisa é proposta para investigar como as tecnologias digitais, especialmente as geotecnologias, podem contribuir para o ensino de Geografia na educação básica. A metodologia qualitativa será adotada, envolvendo tanto professores em formação quanto professores em exercício. O estudo será realizado em quatro etapas: revisão bibliográfica, análise de conteúdo online, oficinas reflexivas e tratamento dos dados, visando aprimorar as práticas educacionais e promover uma aprendizagem mais significativa e interdisciplinar. Esse estudo busca não apenas entender o papel das tecnologias digitais no ensino de Geografia, mas também fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficazes, preparando os alunos para a sociedade contemporânea e futura.
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