Geotecnologias no ensino de geografia: um olhar a partir da gamificação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263366Parole chiave:
tecnologias educacionais, ensino-aprendizagem, oficinas reflexivo-formativasAbstract
A educação é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, sendo essencial para o progresso sociocultural, político e econômico. Investir na formação do campo educacional, é crucial para atender às crescentes demandas de planejamento, gestão, ensino e aprendizagem. Os professores desempenham um papel central nesse processo, destacando-se como protagonistas na melhoria da qualidade do ensino, tornando vital investir em seu desenvolvimento profissional. Com as transformações no mundo do trabalho, os professores precisam adquirir habilidades e competências para construir novos conhecimentos. A formação contínua dos docentes, especialmente em tecnologia, é fundamental para enfrentar esses desafios. A utilização das Tecnologias Digitais na educação, incluindo as redes digitais, tem sido amplamente discutida, proporcionando novas formas de interação e aprendizado. Uma pesquisa é proposta para investigar como as tecnologias digitais, especialmente as geotecnologias, podem contribuir para o ensino de Geografia na educação básica. A metodologia qualitativa será adotada, envolvendo tanto professores em formação quanto professores em exercício. O estudo será realizado em quatro etapas: revisão bibliográfica, análise de conteúdo online, oficinas reflexivas e tratamento dos dados, visando aprimorar as práticas educacionais e promover uma aprendizagem mais significativa e interdisciplinar. Esse estudo busca não apenas entender o papel das tecnologias digitais no ensino de Geografia, mas também fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficazes, preparando os alunos para a sociedade contemporânea e futura.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, M. E. B. Apresentação. In. BACICH, L. e MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegra, Penso, 2018 p. 9-13.
BANHARA, Geraldo Donizete. A utilização das novas tecnologias no ensino de geografia. 2014.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/06, de 20 de dezembro de 1996.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do professor de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 20, n. 1, 1995.
CARNEIRO, Eduardo Lorini; BACKES, Luciana. Gamificação como prática pedagógica na disciplina de geografia. 2021.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade; tradução Maria Luiza X de A. Borges, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DA SILVA MOURA, Hélio Maria. O uso das tecnologias no ensino de geografia. Estudos Avançados Sobre Saúde e Natureza, v. 2, 2022.
DA SILVA, João Eupídio Monteiro; DE CARVALHO, Edione Teixeira. Gamificação e redes neurais artificiais como contribuição ao ensino de geografia no pós pandemia: uma revisão da literatura. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 3, p. e3725-e3725, 2024.
DE ALENCAR, Anderson Fernandes. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas. 2005.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. Oficina de textos, 2018.
INOCÊNCIO, Doralice; CAVALCANTI, Carolina Magalhaes Costa. O papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line. Cadernos de Psicopedagogia, v. 6, n. 11, p. 00-00, 2007.
KARSENTI, Thierry. Impacto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) sobre a atitude, a motivação, a mudança nas práticas pedagógicas dos futuros professores. In: TARDIF, M.;
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEMOS, André. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, p. 277-293, 2007.
LÉVY, P. A Máquina Universo – Criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
MARCHEZINI, Victor et al. Geotecnologias para prevenção de riscos de desastres: usos e potencialidades dos mapeamentos participativos. Rev Brasileira Cartog, v. 69, n. 1, p. 107-128, 2017.
MORAES, F. D. de. Ciberespaço entre as redes e o espaço geográfico: algumas considerações teóricas. Revista Caminhos de Geografia Uberlândia, v. 14, n. 47 Set/2013 p. 139–149.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Novas linguagens e novas tecnologias: Educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004
RAMAL, Andréa Cecília. Educação na Cibercultura – Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.
SAID, Gustavo Fortes. Mídia, poder e história na era pós-moderna. Teresina: Edufpi, 1998.
SAUER, Carl O. The education of a geographer. ANNALS of the Association of American Geographers, v. 46, n. 3, p. 287-299, 1956.
TOZONI-REIS, Marília Freitas. Metodologia da pesquisa. 2008.
ZANELLA, Liane Carly Hermes et al. Metodologia da pesquisa. SEAD/UFSC, 2006.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Ronaldo Antönio Ramos Filho, Francisco Kennedy Silva dos Santos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.