O “Globinho Pirulito” como mediador no ensino e na aprendizagem de geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253826

Palabras clave:

Recurso Didático, Ensino, Aprendizagem, Metodologias.

Resumen

Na Geografia existem diversos recursos didáticos que podem ser instrumentos de mediação no estudo do espaço geográfico, o mais conhecido deles é o globo terrestre. Como objetivo do trabalho, queremos demonstrar a importância do processo de construção do globo terrestre de baixo custo e sua utilização como mediador de ensino nas aulas de Geografia do 6º ano. No decorrer do processo, os estudantes construíram um globo a partir do planisfério e assim, com base nele, explicaram e visualizaram os conteúdos relacionados ao planeta Terra, seus movimentos, os oceanos e os continentes. O uso de recursos didáticos é um caminho importante a ser trilhado pelo educador durante suas aulas, pois como observamos no decorrer desse trabalho ele contribui no processo de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Gabriela Geron, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Mestre em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Doutora em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 mar 2022.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: Um conceito chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de (Org.); GOMES, Paulo Cesar da Costa (Org.); CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 15-47.

COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. In Revista de Educação, V. XVIII, n.1, 2011.

COZENZA, Ramon M. GUERRA, B. LEONOR. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ARTMED, 2011.

DALE, Edgar. Métodos audiovisuais em Ensino. Nova York: The Dryden Press, 1969.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006,

DUARTE, Newton. A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Revista Perspectiva, v.20, n.02, p. 279-301, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Editora Paz e Terra, 1996.

LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar para fazer guerra. Tradução Maria Cecília França – Campinas, SP: Papirus, 1988.

MORAES, Cândida M. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

NASCIMENTO, Rosemy da Silva, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA – DESAFIOS E SUCESSOS. ENANPEGE – GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA – Do pensamento à ação, da ação ao pensamento 2017. Acesso em: www.enanpege.ggf.br/201.

NASCIMENTO, Rosemy da Silva. GLOBINHO PIRULITO - Elaboração de globo terrestre como recurso didático para Educação Geográfica. RESEARCHGATE, nov.2018.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329027628_GLOBINHO_PIRULITO_-_Elaboracao_de_globo_terrestre_como_recurso_didatico_para_Educacao_Geografica. Acesso em 23 de mar.2022.

NASCIMENTO, Rosemy da Silva, SPRINGER, Kalina, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. Cultura acadêmica e escolar — anacronismo no campo teórico e prático da educação geográfica e mediações para a cartografia escolar. Geografias interativas / Rosa Elisabete Militz W. Martins; Ivaine Maria Tonini; Roselane Zordan Costella (org.) - Florianópolis: UDESC, 2020.

PAGANELLI, T. Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In: PONTUSCHKA, Nídia.Nacib. & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino(orgs.) Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 149-157.

REGO, Cristina T. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

VESENTINI, José Willian. O Ensino da geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 1982.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Geron, G., & Nascimento, R. da S. (2022). O “Globinho Pirulito” como mediador no ensino e na aprendizagem de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253826