O “Globinho Pirulito” como mediador no ensino e na aprendizagem de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253826Schlagworte:
Recurso Didático, Ensino, Aprendizagem, Metodologias.Abstract
Na Geografia existem diversos recursos didáticos que podem ser instrumentos de mediação no estudo do espaço geográfico, o mais conhecido deles é o globo terrestre. Como objetivo do trabalho, queremos demonstrar a importância do processo de construção do globo terrestre de baixo custo e sua utilização como mediador de ensino nas aulas de Geografia do 6º ano. No decorrer do processo, os estudantes construíram um globo a partir do planisfério e assim, com base nele, explicaram e visualizaram os conteúdos relacionados ao planeta Terra, seus movimentos, os oceanos e os continentes. O uso de recursos didáticos é um caminho importante a ser trilhado pelo educador durante suas aulas, pois como observamos no decorrer desse trabalho ele contribui no processo de ensino e aprendizagem.
Literaturhinweise
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 mar 2022.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: Um conceito chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de (Org.); GOMES, Paulo Cesar da Costa (Org.); CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 15-47.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. In Revista de Educação, V. XVIII, n.1, 2011.
COZENZA, Ramon M. GUERRA, B. LEONOR. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
DALE, Edgar. Métodos audiovisuais em Ensino. Nova York: The Dryden Press, 1969.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006,
DUARTE, Newton. A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Revista Perspectiva, v.20, n.02, p. 279-301, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Editora Paz e Terra, 1996.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar para fazer guerra. Tradução Maria Cecília França – Campinas, SP: Papirus, 1988.
MORAES, Cândida M. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA – DESAFIOS E SUCESSOS. ENANPEGE – GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA – Do pensamento à ação, da ação ao pensamento 2017. Acesso em: www.enanpege.ggf.br/201.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva. GLOBINHO PIRULITO - Elaboração de globo terrestre como recurso didático para Educação Geográfica. RESEARCHGATE, nov.2018.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329027628_GLOBINHO_PIRULITO_-_Elaboracao_de_globo_terrestre_como_recurso_didatico_para_Educacao_Geografica. Acesso em 23 de mar.2022.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva, SPRINGER, Kalina, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. Cultura acadêmica e escolar — anacronismo no campo teórico e prático da educação geográfica e mediações para a cartografia escolar. Geografias interativas / Rosa Elisabete Militz W. Martins; Ivaine Maria Tonini; Roselane Zordan Costella (org.) - Florianópolis: UDESC, 2020.
PAGANELLI, T. Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In: PONTUSCHKA, Nídia.Nacib. & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino(orgs.) Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 149-157.
REGO, Cristina T. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VESENTINI, José Willian. O Ensino da geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 1982.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.