Por uma educação geográfica transformadora: apontamentos e reflexões a partir dos conceitos de memória, lugar e cidade

Authors

  • Luiz Eduardo Neves dos Santos Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Campus Pinheiro.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240474

Keywords:

geographical education, memory, place, city, pedagogy of existence

Abstract

Os conceitos de Memória, Lugar e Cidade são cada vez mais importantes no período atual e para o ensino de Geografia. A formação do professor passa pela apreensão e pelo conhecimento do lugar enquanto instância propícia às descobertas e ações no contexto urbano, em que a memória também exerce um papel relevante. Desta maneira, o objetivo principal do texto é uma discussão, baseada metodologicamente em uma pesquisa bibliográfica e de análise em torno dos três conceitos já mencionados – Memória, Lugar, Cidade – no contexto da formação profissional e do campo de trabalho do professor de Geografia, apontando caminhos possíveis para a realização do que se designa aqui de Pedagogia da existência. Destaca-se a necessidade de análise na escola, de uma educação geográfica centrada nos saberes dos alunos, do seu cotidiano no lugar, considerando a esfera da proximidade, da vizinhança, do (re)conhecimento e da horizontalidade das relações afetivas entre os grupos dos quais participam, entendidas como caminho para o alcance da uma consciência crítica sobre a realidade a fim de transformá-la.

Author Biography

Luiz Eduardo Neves dos Santos, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Campus Pinheiro.

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Geoprocessamento Aplicado ao Cadastro Multifinalitário pelo Centro de Desenvolvimento de Conhecimentos e Habilidades (CEDECON), Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Ocupa o cargo de Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Habilitação História/Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro sob o Regime de Dedicação Exclusiva. Possui experiência na área de Geografia Urbana, Econômica e Cultural, Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: Produção do Espaço, Paisagem Urbana, Verticalização, Urbanização, Segregação Sócio-espacial, Toponímia Urbana, Cotidiano Urbano e Problemas Ambientais nas Cidades.

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Published

2019-07-01

How to Cite

dos Santos, L. E. N. (2019). Por uma educação geográfica transformadora: apontamentos e reflexões a partir dos conceitos de memória, lugar e cidade. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 1–17. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240474