Por uma educação geográfica transformadora: apontamentos e reflexões a partir dos conceitos de memória, lugar e cidade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240474Keywords:
geographical education, memory, place, city, pedagogy of existenceAbstract
Os conceitos de Memória, Lugar e Cidade são cada vez mais importantes no período atual e para o ensino de Geografia. A formação do professor passa pela apreensão e pelo conhecimento do lugar enquanto instância propícia às descobertas e ações no contexto urbano, em que a memória também exerce um papel relevante. Desta maneira, o objetivo principal do texto é uma discussão, baseada metodologicamente em uma pesquisa bibliográfica e de análise em torno dos três conceitos já mencionados – Memória, Lugar, Cidade – no contexto da formação profissional e do campo de trabalho do professor de Geografia, apontando caminhos possíveis para a realização do que se designa aqui de Pedagogia da existência. Destaca-se a necessidade de análise na escola, de uma educação geográfica centrada nos saberes dos alunos, do seu cotidiano no lugar, considerando a esfera da proximidade, da vizinhança, do (re)conhecimento e da horizontalidade das relações afetivas entre os grupos dos quais participam, entendidas como caminho para o alcance da uma consciência crítica sobre a realidade a fim de transformá-la.
References
ABREU, M. A. Sobre a memória das cidades. In: FRIDMAN, F.; HAESBAERT, R. (Orgs.). Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. p. 27-54.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUTTIMER, A. Campo de Movimiento y sentido del lugar. In: RAMÓN, M. D. G. (Org.). Teoria y Método en la Geografia Anglosajona. Barcelona, Ariel Geografía, 1985. 272p.
CALLAI, H. C. A Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, E. M. B; MORAES, L. B. Formação de Professores: Conteúdos e Metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2010. p. 15-38.
CARLOS, A. F. A. O Lugar no/do Mundo. São Paulo: Labur Edições/GESP, 2007a. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/O_lugar_no_do_mundo.pdf Acesso em: 16 ago. 2017. 85p.
. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: Labur Edições/GESP, 2007b. v. 1. Disponível em: http//: www.fflch.usp.br/dg/gesp. Acesso em 3 jun. 2017. 123p.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Idéias em Ação, coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho). 161p.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 698p.
CAVALCANTI, L. S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: ROSA, D. E. G. et al. (Org.). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: E.V., 2006. p. 27-50.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 351p.
CERTEAU, M.; GIARD, L. Uma ciência prática do singular. In: CERTEAU,; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 335 - 342.
CHAUÍ, M. A ideologia da competência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Autêntica, 2016. (Escritos de Marilena Chauí, 3).
CHAVEIRO, E. F. Corporeidade e Lugar: Elos da Produção da Existência. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 249-279.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura). 150p.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 252p.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2003. 224p.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 25. ed. São Paulo: Loyola, 2014. 352p.
HELLER, A. O cotidiano e a História. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 158p.
HOLZER, W. Memórias de Viajantes: paisagens e lugares de um novo mundo. In: II Encontro Interdisciplinar sobre o Estudo da Paisagem. Bauru, p. 111-122, 1996. Disponível em:http://www.uff.br/geographia/rev_3/werther%20holzer.pdf. Acesso em 02 Mar. 2017.
KOSÍK, K. Dialética do Concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 250p.
LYOTARD, J. F. A Condição pós-moderna. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. 131p.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1988. V. I, Livro Primeiro, O processo de produção do capital. (Coleção Os Economistas).
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2003. 68p.
MORAES, A. C. R. Território e História no Brasil. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2005. 154p.
NORA, P. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em:https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 20 ago. 2017.
OLIVEIRA, F. Das invenções à indeterminação. Política numa era da indeterminação: opacidade e reencantamento. In: OLIVEIRA, F.; RIZEK, C. S. (Orgs.). A Era da Indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 15-48.
OLIVEIRA, L. O Sentido de Lugar. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 3-16.
RELPH, E. Place and Placelessness. London: Pilon, 1976. 156p.
OLIVEIRA, L. Reflexões Sobre a Emergência, Aspectos e Essência de Lugar. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 17-32.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Conceito e definição de cidades. In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; CARDOSO, Adauto Lúcio (Orgs.). As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de Janeiro: Revan/FASE, 2010. 340p.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. 174p.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2002. (Coleção Milton Santos; 1). 384p.
SANTOS, M. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: EDUSP, 2005. (Coleção Milton Santos; 7). 170p.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 41 ed. Campinas: Autores Associados, 2009. 90p.
SCHMIDT, A. El concepto de natureza en Marx. Madrid: Siglo Veintiuno, 1986. 244p.
TUAN, Y. F. Space and place: humanistic perspective. In: GALE, S. OLSSON, G. (orgs.). Philosophy in Geography. Dordrecht : Reidel, 1979, pp. 387-427. (Publicado originalmente em: Progress in Geography, [6], pp. 211-252, 1974).
TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: EDUEL, 2013. 248p.
VIRILIO, P. O Espaço Crítico. São Paulo: Editora 34, 1993. 124p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Luiz Eduardo Neves dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution NonCommercial International 4.0 (CC BY-NC) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.