Por uma educação geográfica transformadora: apontamentos e reflexões a partir dos conceitos de memória, lugar e cidade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240474Palavras-chave:
educação geografica, memória, lugar, cidade, pedagogia da existênciaResumo
Os conceitos de Memória, Lugar e Cidade são cada vez mais importantes no período atual e para o ensino de Geografia. A formação do professor passa pela apreensão e pelo conhecimento do lugar enquanto instância propícia às descobertas e ações no contexto urbano, em que a memória também exerce um papel relevante. Desta maneira, o objetivo principal do texto é uma discussão, baseada metodologicamente em uma pesquisa bibliográfica e de análise em torno dos três conceitos já mencionados – Memória, Lugar, Cidade – no contexto da formação profissional e do campo de trabalho do professor de Geografia, apontando caminhos possíveis para a realização do que se designa aqui de Pedagogia da existência. Destaca-se a necessidade de análise na escola, de uma educação geográfica centrada nos saberes dos alunos, do seu cotidiano no lugar, considerando a esfera da proximidade, da vizinhança, do (re)conhecimento e da horizontalidade das relações afetivas entre os grupos dos quais participam, entendidas como caminho para o alcance da uma consciência crítica sobre a realidade a fim de transformá-la.
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