Pluviômetro com garrafas pet´s: análise das práticas metodológicas usadas com materiais alternativos como facilitador do ensino-aprendizagem de climatologia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240704Parole chiave:
materiais alternativos, climatologia, ensinoAbstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos metodológicos utilizados pelo docente em sala de aula mediante o uso de materiais alternativos para o ensino da disciplina Climatologia, com a construção de um pluviômetro feito com garrafas Pet’s, onde, como propostas metodológicas possibilitou compreender os princípios sobre pluviosidade e capacidade pluviométrica no município de Barcarena, no Estado do Pará. A partir desta atividade em sala de aula, foi possível facilitar o conteúdo disciplinar de forma a não se comparar com o padrão tradicional de ensino e dinamizando as atividades de forma contextualizada, o que enriquece metodologicamente o conteúdo quando ministrado pelo professor. Com a construção deste equipamento alternativo, alcançaram-se dados importantes para compreender sobre a pluviosidade nesta região, sendo o município pertencente à região amazônica, onde ocorrem fatores climáticos e meteorológicos diferenciados de outras regiões do país. Com essa forma de ensinar, o processo de ensino-aprendizagem é garantido e torna-se eficaz para o desenvolvimento critico do discente, sobre a determinada temática abordada, neste caso, o estudo da pluviosidade em Climatologia.
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