Pluviômetro com garrafas pet´s: análise das práticas metodológicas usadas com materiais alternativos como facilitador do ensino-aprendizagem de climatologia

Autores/as

  • Rodrigo Nascimento Bentes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240704

Palabras clave:

materiais alternativos, climatologia, ensino

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos metodológicos utilizados pelo docente em sala de aula mediante o uso de materiais alternativos para o ensino da disciplina Climatologia, com a construção de um pluviômetro feito com garrafas Pet’s, onde, como propostas metodológicas possibilitou compreender os princípios sobre pluviosidade e capacidade pluviométrica no município de Barcarena, no Estado do Pará. A partir desta atividade em sala de aula, foi possível facilitar o conteúdo disciplinar de forma a não se comparar com o padrão tradicional de ensino e dinamizando as atividades de forma contextualizada, o que enriquece metodologicamente o conteúdo quando ministrado pelo professor. Com a construção deste equipamento alternativo, alcançaram-se dados importantes para compreender sobre a pluviosidade nesta região, sendo o município pertencente à região amazônica, onde ocorrem fatores climáticos e meteorológicos diferenciados de outras regiões do país. Com essa forma de ensinar, o processo de ensino-aprendizagem é garantido e torna-se eficaz para o desenvolvimento critico do discente, sobre a determinada temática abordada, neste caso, o estudo da pluviosidade em Climatologia. 

 

 

Biografía del autor/a

Rodrigo Nascimento Bentes, Universidade do Estado do Pará

Graduado em ciências naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará, graduando em licenciatura plena em Geografia pela universidade do Estado do Pará, pós graduado em gestão e docência no ensino superior pela faculdade de educação e tecnologia da Amazônia - FAM

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Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Bentes, R. N. (2019). Pluviômetro com garrafas pet´s: análise das práticas metodológicas usadas com materiais alternativos como facilitador do ensino-aprendizagem de climatologia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 140–147. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240704