Geografia escolar: o uso do material didático tátil para educação e orientação de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.261028Palavras-chave:
deficiência visual, geografia escolar, materiais táteis, práticas inclusivasResumo
A Geografia contribui para a compreensão dos espaços, sendo essencial para a formação cidadã do indivíduo. Reconhecendo essa importância, é necessário considerar os aspectos que permeiam o âmbito educacional, abordagem que origina a investigação desse artigo, que busca compreender de que forma as práticas inclusivas na perspectiva da Geografia Escolar, a partir de recursos didático-pedagógicos, podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com baixa visão, dando ênfase na produção e manipulação de materiais didáticos táteis. Para isso, tornou-se imprescindível levantamento bibliográfico de autores que discutem sobre Geografia escolar, inclusão e práticas docentes. Além disso, utilizou-se pesquisa documental a documentos que integram a legislação educacional brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente investigação é parte dos resultados das produções desenvolvidas no componente curricular de Ensino de Geografia no curso de pedagogia de uma instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, momento em que os graduandos produziram materiais táteis a partir de temáticas relacionadas aos estudos da população. A partir das leituras, análises de documentos e produção do material consideramos o recurso didático tátil como uma ferramenta criativa e didática, que possibilita o processo de aprendizagem dos estudantes.
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