Geografia escolar: o uso do material didático tátil para educação e orientação de pessoas com deficiência visual

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.261028

Mots-clés :

deficiência visual, geografia escolar, materiais táteis, práticas inclusivas

Résumé

A Geografia contribui para a compreensão dos espaços, sendo essencial para a formação cidadã do indivíduo. Reconhecendo essa importância, é necessário considerar os aspectos que permeiam o âmbito educacional, abordagem que origina a investigação desse artigo, que busca compreender de que forma as práticas inclusivas na perspectiva da Geografia Escolar, a partir de recursos didático-pedagógicos, podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com baixa visão, dando ênfase na produção e manipulação de materiais didáticos táteis. Para isso, tornou-se imprescindível levantamento bibliográfico de autores que discutem sobre Geografia escolar, inclusão e práticas docentes. Além disso, utilizou-se pesquisa documental a documentos que integram a legislação educacional brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente investigação é parte dos resultados das produções desenvolvidas no componente curricular de Ensino de Geografia no curso de pedagogia de uma instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, momento em que os graduandos produziram materiais táteis a partir de temáticas relacionadas aos estudos da população. A partir das leituras, análises de documentos e produção do material consideramos o recurso didático tátil como uma ferramenta criativa e didática, que possibilita o processo de aprendizagem dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur-e

Monica Leticia de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Samara dos Santos de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela UFRN. Professor colaborador do DEDUC/CERES Caicó.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 81-95, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/124965. Acesso em: 01 de Junho de 2023.

CUSTÓDIO, G. A; NOGUEIRA, R. E. O APORTE DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE CONCEITOS CARTOGRÁFICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N° 63/4, p. 757-772, Jul/Ago/2014

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponível em: http:// portal.ec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alamanca.pdf . Acesso em: 01 de junho de 2023.

FERREIRA, A. A.; RODRIGUES, S. X. C.; JESUS, J. N. de. A importância da prática de ensino em Geografia. In: EDIPE – ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Anais ..., v. 4., Quirinópolis - GO, 2011

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar- O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MANTOAN, M. T. E. Ensino inclusivo: educação de qualidade para todos. Brasília: Revista Integração. SEESP, ano 8, nº 20, 1998.

MASINI, E. F. S. A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre o currículo. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. (Orgs.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. p.17-48.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana De Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”, Anais... Maringá: UEM, 2007.

Publié-e

2024-01-11

Comment citer

Medeiros, M. L. de, Araújo, S. dos S. de, & Sobrinho, D. M. dos S. (2024). Geografia escolar: o uso do material didático tátil para educação e orientação de pessoas com deficiência visual. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 95–109. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.261028