A aula de campo no ensino da Geografia: experiências cotidianas na cidade para construção de aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241728Palabras clave:
Ensino de Geografia, Aula de Campo, procedimentos didáticos, cidadaniaResumen
Este artigo apresenta contribuições a respeito da aula de campo no ensino básico da Geografia, além de apontar percursos metodológicos que podem ser adotados pelos professores da educação básica. É necessário perceber as mudanças que ocorrem na sociedade, tornando-se imprescindível para a compreensão e a construção do conhecimento espacial, além de favorecer o exercício da cidadania. O ensino de Geografia, enquanto conjunto de saberes que permitem a sociabilidade deve ser capaz de propor ao aluno o reconhecimento da cidade como palco de aprendizagens. A cidade e seus fenômenos precisam ter espaço na sala de aula, no intuito de conduzir o aluno a reconhecer-se como sujeito deste espaço, não de forma passiva, mas como cidadão e agente transformador. Para isso, foi feito uma pesquisa de cunho bibliográfico no intuito de dialogar com autores que discutem sobre o ensino de Geografia e a aula de campo, apresentando diferentes possibilidades metodológicas que podem ser utilizados por docentes da rede pública e privada, dispostos a promover aos seus alunos um ensino dinâmico, interativo e reflexivo, cuja teoria possa ser vivenciada durante a aula de campo.Citas
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