A aula de campo no ensino da Geografia: experiências cotidianas na cidade para construção de aprendizagens
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241728Mots-clés :
Ensino de Geografia, Aula de Campo, procedimentos didáticos, cidadaniaRésumé
Este artigo apresenta contribuições a respeito da aula de campo no ensino básico da Geografia, além de apontar percursos metodológicos que podem ser adotados pelos professores da educação básica. É necessário perceber as mudanças que ocorrem na sociedade, tornando-se imprescindível para a compreensão e a construção do conhecimento espacial, além de favorecer o exercício da cidadania. O ensino de Geografia, enquanto conjunto de saberes que permitem a sociabilidade deve ser capaz de propor ao aluno o reconhecimento da cidade como palco de aprendizagens. A cidade e seus fenômenos precisam ter espaço na sala de aula, no intuito de conduzir o aluno a reconhecer-se como sujeito deste espaço, não de forma passiva, mas como cidadão e agente transformador. Para isso, foi feito uma pesquisa de cunho bibliográfico no intuito de dialogar com autores que discutem sobre o ensino de Geografia e a aula de campo, apresentando diferentes possibilidades metodológicas que podem ser utilizados por docentes da rede pública e privada, dispostos a promover aos seus alunos um ensino dinâmico, interativo e reflexivo, cuja teoria possa ser vivenciada durante a aula de campo.Références
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL, Lei nº 13.415/2017 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.
BENTO, I. P. Ensinar e Aprender Geografia: pautas contemporâneas em debate. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, V. 4, n.7, p.143-157, jan/jun., 2014.
BRAUN, A. M. S. Rompendo os Muros da Sala de aula: O trabalho de campo como uma linguagem no Ensino de Geografia. 2005.
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2005. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6901/000492074.pdf?sequence=1. Acessado em 02 de abril de 2019.
CASTELLAR, S. M. V. A Superação dos limites para uma educação geográfica significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL, Costa Rica, II Semestre, 2011, p. 1-25.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CITON, R. C.; SHINOBU, P. F.P. Aula de campo como espaço de construção do saber geográfico. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL. Edição n° 5, vol. 1, jun./dez., 2013.
FREIRE, P. Observação Registro Reflexão – Instrumentos metodológicos – Séries Seminários. São Paulo: PND – produções gráficas, 1996.
OLIVEIRA, C. D. M.; SOUZA, R. J. S. A. As travessias da aula de campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 195-209, jan./abr. 2009.
PEREIRA, Z. R; PAULA, F. M. de Assis. Contribuições e possibilidades para o ensino de geografia: a cidade e espaço urbano como pressupostos da cidadania. Porto Alegre, AGB – EGAL, 2010.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: Fundamentos Teórico e Metodológico da Geografia. Hucitec. São Paulo 1988.
SILVA, J. S. R.; SILVA, M. B.; VAREJÃO, J. L. Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 3, p. 187-197, set./dez. 2010.
SOUZA, S. O.; CHIAPETTI, R. J. N. O Trabalho de Campo como estratégia ao ensino de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, v. 3, p. 3-22, 2012.
TOMITA, L. M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Geografia (Londrina). V. 8, N. 1, Jan-Jun, Londrina, 1999, p. 13-15.
VEIGA, L. A.; SILVA, A. L.; ALIEVI, A. A. Ensino e Geografia: trabalho de campo e análise da paisagem. II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos e XIX Semana de Geografia. Maringá, 20 a 24 de Setembro de 2010.
VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R.E.S. As atividades de campo no ensino de ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In: NARDI, R. Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Myrian Cristina Santos de Jesus, Mateus Ferreira Santos 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.