A prova na avaliação da aprendizagem escolar: elementos caracterizadores do instrumento de verificação de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.243878Palabras clave:
Ensino, Geografia, Avaliação, ProvaResumen
Este estudo discute a avaliação da aprendizagem escolar na área do ensino de Geografia, a partir da identificação dos elementos caracterizadores do instrumento de verificação de aprendizagem - PROVA. O objetivo é analisar a PROVA a partir de dois aspectos: a) Quanto ao conteúdo de ensino abordado, na relação com o planejamento do professor, identificando os assuntos e temas, a fim de verificar a correlação e a qualidade técnica da indicação de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem validadas. b) Quanto às características didático-pedagógicas (design): tipo de questões; distribuição de questões; formulação das perguntas; chave-de-correção e forma de divulgação dos resultados. A amostra do tipo aleatória é composta de instrumentos de avaliação na modalidade PROVA, aplicados em escolas públicas e privadas, tendo como critérios de inclusão que o instrumento aborde conteúdo do ensino de Geografia; aplicado em turma do Ensino Fundamental; elaborado pelo professor responsável pelo ensino do conteúdo. O método de análise se fundamenta na estatística descritiva simples (FEIJOO, 2010). Quanto aos resultados identificamos que a maior parte dos indicadores de fragilidade dos instrumentos PROVA estão associados aos aspectos técnicos, com ênfase, naqueles relacionados a priorização de tipos de questões e o domínio de conhecimentos e habilidades.Citas
FEIJOO, AMLC. A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação.Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, 109p
FILIZOLA, R. Didática dageografia:proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
GRÉGOIRE, J. Avaliando as aprendizagens:os aportes da psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora:uma prática em construção da pré-escola à universidade. 7. Ed. Porto Alegre: Mediação, 1993.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio:uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover:as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Editora Mediação,2014
KROTON. Manual para elaboração e revisão de questões para avaliação.VP Acadêmica Kroton, 2017.
LENT,Roberto. Cem bilhões de neurônios?Conceitos fundamentais de neurociência.São Paulo: Atheneu, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar:estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar.18ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LUCKESI, C. C. Avaliação em educação:questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Avaliação formativa:re-significando a prova no cotidiano escolar. 2008. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. 2ªed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação:da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre. ArtMed: 1999.
RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre. MacGraw Hill Educacion,
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino.Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Penso. 2015.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa como ensinar.Porto Alegre: Artemed, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Elaine Cristina Medeiros Pereira, Francisca Samara Kizia Bezerra do Nascimento, José do Carmo Filho, Lucas Gabriel Silva, Maria das Lágrimas Leite Minervino, Tânia Cristina Meira Garcia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.