A prova na avaliação da aprendizagem escolar: elementos caracterizadores do instrumento de verificação de aprendizagem

Autores

  • Elaine Cristina Medeiros Pereira
  • Francisca Samara Kizia Bezerra do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José do Carmo Filho
  • Lucas Gabriel Silva
  • Maria das Lágrimas Leite Minervino
  • Tânia Cristina Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.243878

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Avaliação, Prova

Resumo

Este estudo discute a avaliação da aprendizagem escolar na área do ensino de Geografia, a partir da identificação dos elementos caracterizadores do instrumento de verificação de aprendizagem - PROVA. O objetivo é analisar a PROVA a partir de dois aspectos: a) Quanto ao conteúdo de ensino abordado, na relação com o planejamento do professor, identificando os assuntos e temas, a fim de verificar a correlação e a qualidade técnica da indicação de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem validadas. b) Quanto às características didático-pedagógicas (design): tipo de questões; distribuição de questões; formulação das perguntas; chave-de-correção e forma de divulgação dos resultados. A amostra do tipo aleatória é composta de instrumentos de avaliação na modalidade PROVA, aplicados em escolas públicas e privadas, tendo como critérios de inclusão que o instrumento aborde conteúdo do ensino de Geografia; aplicado em turma do Ensino Fundamental; elaborado pelo professor responsável pelo ensino do conteúdo. O método de análise se fundamenta na estatística descritiva simples (FEIJOO, 2010). Quanto aos resultados identificamos que a maior parte dos indicadores de fragilidade dos instrumentos PROVA estão associados aos aspectos técnicos, com ênfase, naqueles relacionados a priorização de tipos de questões e o domínio de conhecimentos  e habilidades.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Medeiros Pereira, E. C., Bezerra do Nascimento, F. S. K., Filho, J. do C., Silva, L. G., Leite Minervino, M. das L., & Meira Garcia, T. C. (2020). A prova na avaliação da aprendizagem escolar: elementos caracterizadores do instrumento de verificação de aprendizagem. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 166–187. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.243878