O ensino híbrido no contexto da pandemia: dilemas e perspectivas no ensino e nas aulas de Geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250539

Palabras clave:

Educación Geográfica, Dificultades, Posibilidades, Aprendizaje, COVID-19

Resumen

O presente trabalho objetiva-se investigar os impasses e as perspectivas do ensino e das aulas de Geografia na modalidade híbrida de ensino no cenário pandêmico atual. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada aos desafios de empregar o saber cientifico nas aulas remotas e as dificuldades relativas ao ensino híbrido em tempos de pandemia, assim como para complementar o estudo de caso no qual foram avaliados pontos relativos ao ensino supracitado nas aulas de Geografia no período de fevereiro a março de 2021 numa escola privada de ensino básico. Os dados referentes ao estudo de caso foram descritos na forma de relato de experiência. A condução eficiente do ensino de Geografia sempre apresentou dificuldades, e nas análises feitas durante as aulas dessa ciência destacam-se a falta de recursos suficientes para se trabalhar a ciência geográfica nas turmas do ensino fundamental, além da dificuldade de acompanhar os estudantes que assistiam as aulas de forma remota, principalmente na articulação das atividades que eram aplicadas. Todavia, o cenário atual é sugestivo à ciência geográfica, o que foi possível visualizar, sobretudo, nas aulas ministradas na turma do 9° ano, a qual teve participação ativa nas discussões orientadas pela professora, por meio da ministração do conteúdo acerca da Globalização e as suas interpretações. Considera-se que apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas nas aulas de Geografia na forma híbrida de ensino no presente cenário, este possibilitou a sua problematização, contribuindo para o conhecimento crítico e reflexivo acerca do meio por parte dos estudantes.

Biografía del autor/a

Nayara Barreto da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro do Núcleo Temático de Pesquisa Hidroambiental do Baixo São Francisco, vinculado ao Laboratório Integrado de Ciências do Mar e Naturais (LABMAR). Atualmente é graduanda em Geografia bacharelado e mestranda pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia (PPGG) da UFAL. Foi bolsista através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - ciclo 2018 - 2019, com atividades desenvolvidas no LABMAR. Atua como professora de Geografia no ensino fundamental e médio. Tem interesse nas áreas de Limnologia, Oceanografia, Educação Ambiental e Ensino de Geografia.

José Marcelo Lopes Júnior, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2017), com ênfase em medição e caracterização da radiação solar. Também possui mestrado em Meteorologia (Micrometeorologia) pela Universidade Federal de Alagoas (2019), com ênfase no estudo experimental do balanço de radiação e radiação atmosférica. Atualmente é doutorando em meteorologia pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Fernando Barros da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus A.C Simões, Maceió, Al. Atualmente vinculado ao Laboratório de Comunidades Bentônicas localizado nos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais - LABMAR. Participo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como bolsista, orientado pela Professora, Dra. Hilda Helena Sovierzoski.

Laura das Chagas Melo, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Química pelo Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - ciclo 2016 - 2017- atividades desenvolvidas no Laboratório de Química Analítica.

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Publicado

2021-07-26

Cómo citar

da Costa, N. B., Lopes Júnior, J. M., Barros da Silva, F., & das Chagas Melo, L. (2021). O ensino híbrido no contexto da pandemia: dilemas e perspectivas no ensino e nas aulas de Geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 276–290. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250539