O ensino híbrido no contexto da pandemia: dilemas e perspectivas no ensino e nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250539Parole chiave:
Educação Geográfica, dificuldades, possibilidades, aprendizagem, COVID-19Abstract
O presente trabalho objetiva-se investigar os impasses e as perspectivas do ensino e das aulas de Geografia na modalidade híbrida de ensino no cenário pandêmico atual. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada aos desafios de empregar o saber cientifico nas aulas remotas e as dificuldades relativas ao ensino híbrido em tempos de pandemia, assim como para complementar o estudo de caso no qual foram avaliados pontos relativos ao ensino supracitado nas aulas de Geografia no período de fevereiro a março de 2021 numa escola privada de ensino básico. Os dados referentes ao estudo de caso foram descritos na forma de relato de experiência. A condução eficiente do ensino de Geografia sempre apresentou dificuldades, e nas análises feitas durante as aulas dessa ciência destacam-se a falta de recursos suficientes para se trabalhar a ciência geográfica nas turmas do ensino fundamental, além da dificuldade de acompanhar os estudantes que assistiam as aulas de forma remota, principalmente na articulação das atividades que eram aplicadas. Todavia, o cenário atual é sugestivo à ciência geográfica, o que foi possível visualizar, sobretudo, nas aulas ministradas na turma do 9° ano, a qual teve participação ativa nas discussões orientadas pela professora, por meio da ministração do conteúdo acerca da Globalização e as suas interpretações. Considera-se que apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas nas aulas de Geografia na forma híbrida de ensino no presente cenário, este possibilitou a sua problematização, contribuindo para o conhecimento crítico e reflexivo acerca do meio por parte dos estudantes.
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