Conceitos e princípios geográficos: elementos teórico-metodológicos para o Ensino de Geografia na Educação Básica

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255010

Schlagworte:

Pensamento geográfico, conceitos, princípios lógicos, ensino de Geografia

Abstract

O objetivo do trabalho é discutir elementos teórico-metodológicos para o desenvolvimento e a mobilização do pensamento geográfico dos estudantes na Educação Básica. Para tanto, apropria-se da abordagem qualitativa como direcionamento de coleta, análise e discussão dos resultados da pesquisa. Para coleta de dados foi realizada pesquisa bibliográfica sobre pensamento geográfico, conceitos e princípios lógicos.  Utilizou-se como procedimento de análise de dados, a técnica de análise de conteúdo na identificação de elementos indicadores em palavras ou frases nas argumentações dos teóricos oriundos da coleta de dados. A pesquisa está articulada em três eixos centrais: pensamento geográfico na Educação Básica, conceitos e princípios geográficos. Os resultados evidenciaram que os conceitos e princípios geográficos são elementos constituintes do pensamento geográfico a ser desenvolvido e mobilizado pelos estudantes na Educação Básica. Portanto, tais conceitos e princípios lógicos são indicados como orientadores para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia na Educação Básica.  

Autor/innen-Biografie

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília (UnB)

Professor substituto no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Veröffentlicht

2023-04-28

Zitationsvorschlag

Luz Neto, D. R. S. (2023). Conceitos e princípios geográficos: elementos teórico-metodológicos para o Ensino de Geografia na Educação Básica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 54–77. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255010