Construyendo puentes: una lectura interdisciplinaria sobre la globalización en la enseñanza de la geografía a través de la literatura de Eduardo Galeano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257916Palabras clave:
mediación, pensamiento único, trabajo, naturaleza, movimiento contradictorioResumen
Las aproximaciones sobre geografía, enseñanza de geografía y literatura han aumentado en los últimos tiempos, especialmente en los últimos 15 años, en la producción académica brasileña. Buscando sumar esfuerzos en este campo, presentamos una posibilidad de relación entre la enseñanza de geografía y la literatura. Aquí, partimos de un análisis sobre la globalización estableciendo un diálogo entre las formas de expresión del conocimiento relacionadas con lo académico-científico, por un lado, y por otro, la literatura, apropiándonos de lo que João Zanetic denomina autores de literatura con vena científica y científicos con sabor literario, promoviendo un encuentro entre Eduardo Galeano y geógrafos que pensaron la globalización. En este momento presentamos una posibilidad de articulación de la literatura en la enseñanza de geografía, que parte de lo general, de concepciones más genéricas sobre el proceso de globalización, de aquellos fenómenos universalizantes, que deben ser problematizados en la educación escolar a partir de la práctica social.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 fev. 2020.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. 4.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
GALEANO, Eduardo. Livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2010.
GALEANO, Eduardo. O Teatro do bem e do mal. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2014.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 2020.
HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo-SP: Boitempo, 2011.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. INTERthesis (Florianópolis), v. 1, n.1, 2004.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: Ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço. 2 ed., São Paulo: Contexto, 2011.
SAMPAIO JUNIOR, Plinio de Arruda. Metástase da crise e aprofundamento da reversão neocolonial. Crítica e sociedade: revista de cultura política. V.1, n.3, dez. 2011.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no século XXI. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª ed. Rio de Janeiro, 2009.
ZANETIC, João. Física e Literatura: uma possível integração no ensino. In: V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. Atas do V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Física/UFMG/CECIMIG/FAE, 1996.
ZANETIC, João. Literatura e cultura científica. In. ALMEIDA, Maria José P. M.; SILVA, Henrique César da. Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
ZANETIC, João. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v.17, n. 1(49) – Jan-Abr. 2006
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alex Cristiano de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.