Construindo pontes: uma leitura interdisciplinar sobre a globalização no ensino de geografia a partir da literatura de Eduardo Galeano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257916Palavras-chave:
mediação, pensamento único, trabalho, natureza, movimento contraditórioResumo
As abordagens sobre Geografia, Ensino de Geografia e Literatura são crescentes nos últimos tempos, em especial, nos últimos 15 anos, na produção acadêmica brasileira. Buscando somar esforços neste campo, apresentamos uma possibilidade de relação entre o Ensino de Geografia e a Literatura. Aqui, partimos de uma análise sobre a globalização estabelecendo um diálogo entre as formas de expressão do conhecimento relacionadas ao acadêmico-científico, por um lado e, por outro, a literária, nos apropriando do que João Zanetic denomina de autores de literatura com veia científica e cientistas com um sabor literário, promovendo um encontro entre Eduardo Galeano e geógrafos que pensaram a globalização. Neste momento apresentamos uma possibilidade de articulação da Literatura no Ensino de Geografia, que parte do geral, de concepções mais genéricas sobre o processo de globalização, daqueles fenômenos universalizantes, que devem ser problematizados na educação escolar a partir da prática social.
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