Construindo pontes: uma leitura interdisciplinar sobre a globalização no ensino de geografia a partir da literatura de Eduardo Galeano

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257916

Parole chiave:

mediação, pensamento único, trabalho, natureza, movimento contraditório

Abstract

As abordagens sobre Geografia, Ensino de Geografia e Literatura são crescentes nos últimos tempos, em especial, nos últimos 15 anos, na produção acadêmica brasileira. Buscando somar esforços neste campo, apresentamos uma possibilidade de relação entre o Ensino de Geografia e a Literatura. Aqui, partimos de uma análise sobre a globalização estabelecendo um diálogo entre as formas de expressão do conhecimento relacionadas ao acadêmico-científico, por um lado e, por outro, a literária, nos apropriando do que João Zanetic denomina de autores de literatura com veia científica e cientistas com um sabor literário, promovendo um encontro entre Eduardo Galeano e geógrafos que pensaram a globalização. Neste momento apresentamos uma possibilidade de articulação da Literatura no Ensino de Geografia, que parte do geral, de concepções mais genéricas sobre o processo de globalização, daqueles fenômenos universalizantes, que devem ser problematizados na educação escolar a partir da prática social.

Biografia autore

Alex Cristiano de Souza, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil (IG-UFU)

Professor Adjunto no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG-UFU) na área de Ensino de Geografia. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), mestre e doutor em Geografia pela UFU.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 fev. 2020.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. 4.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

GALEANO, Eduardo. Livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2010.

GALEANO, Eduardo. O Teatro do bem e do mal. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2014.

GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 2020.

HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo-SP: Boitempo, 2011.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. INTERthesis (Florianópolis), v. 1, n.1, 2004.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: Ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço. 2 ed., São Paulo: Contexto, 2011.

SAMPAIO JUNIOR, Plinio de Arruda. Metástase da crise e aprofundamento da reversão neocolonial. Crítica e sociedade: revista de cultura política. V.1, n.3, dez. 2011.

SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no século XXI. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª ed. Rio de Janeiro, 2009.

ZANETIC, João. Física e Literatura: uma possível integração no ensino. In: V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. Atas do V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Física/UFMG/CECIMIG/FAE, 1996.

ZANETIC, João. Literatura e cultura científica. In. ALMEIDA, Maria José P. M.; SILVA, Henrique César da. Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.

ZANETIC, João. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v.17, n. 1(49) – Jan-Abr. 2006

Pubblicato

2023-10-11

Come citare

Souza, A. C. de. (2023). Construindo pontes: uma leitura interdisciplinar sobre a globalização no ensino de geografia a partir da literatura de Eduardo Galeano. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(2), 99–116. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257916