Construindo pontes: uma leitura interdisciplinar sobre a globalização no ensino de geografia a partir da literatura de Eduardo Galeano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257916Parole chiave:
mediação, pensamento único, trabalho, natureza, movimento contraditórioAbstract
As abordagens sobre Geografia, Ensino de Geografia e Literatura são crescentes nos últimos tempos, em especial, nos últimos 15 anos, na produção acadêmica brasileira. Buscando somar esforços neste campo, apresentamos uma possibilidade de relação entre o Ensino de Geografia e a Literatura. Aqui, partimos de uma análise sobre a globalização estabelecendo um diálogo entre as formas de expressão do conhecimento relacionadas ao acadêmico-científico, por um lado e, por outro, a literária, nos apropriando do que João Zanetic denomina de autores de literatura com veia científica e cientistas com um sabor literário, promovendo um encontro entre Eduardo Galeano e geógrafos que pensaram a globalização. Neste momento apresentamos uma possibilidade de articulação da Literatura no Ensino de Geografia, que parte do geral, de concepções mais genéricas sobre o processo de globalização, daqueles fenômenos universalizantes, que devem ser problematizados na educação escolar a partir da prática social.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 fev. 2020.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. 4.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
GALEANO, Eduardo. Livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2010.
GALEANO, Eduardo. O Teatro do bem e do mal. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2014.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 2020.
HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo-SP: Boitempo, 2011.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. INTERthesis (Florianópolis), v. 1, n.1, 2004.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: Ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço. 2 ed., São Paulo: Contexto, 2011.
SAMPAIO JUNIOR, Plinio de Arruda. Metástase da crise e aprofundamento da reversão neocolonial. Crítica e sociedade: revista de cultura política. V.1, n.3, dez. 2011.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no século XXI. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª ed. Rio de Janeiro, 2009.
ZANETIC, João. Física e Literatura: uma possível integração no ensino. In: V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. Atas do V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Física/UFMG/CECIMIG/FAE, 1996.
ZANETIC, João. Literatura e cultura científica. In. ALMEIDA, Maria José P. M.; SILVA, Henrique César da. Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
ZANETIC, João. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v.17, n. 1(49) – Jan-Abr. 2006
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Alex Cristiano de Souza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.