Impacto positivo do uso das metodologias ativas de aprendizagem no ensino da geografia: uma análise bibliográfica a partir de experiências na educação básica
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264079Mots-clés :
ensino de geografia, metodologias ativas de aprendizagem, educação básicaRésumé
Por muito tempo o método de ensino tradicional predominou as práticas educacionais na educação básica, de modo a estabelecer uma aprendizagem adquirida exclusivamente por meio da transmissão e memorização dos conteúdos. Direcionado a Geografia, diversas foram as suas mudanças de abordagens no seu estudo, assim como em suas condutas pedagógicas. Presencia-se, atualmente, modificações diante destas práticas, de modo a problematizar o processo exclusivamente tradicional, inserindo assim, a necessidade ativa do aluno diante do seu processo de ensino-aprendizagem; para isso alguns dos mecanismos metodológicos usados estão sendo as metodologias ativas de aprendizagem. Diante destes contextos, foi elaborado o presente trabalho sendo, portanto, de revisão bibliográfica no qual objetiva-se na análise da inserção das metodologias ativas no ensino de Geografia baseando-se em experiências na educação básica. Neste sentido, a metodologia utilizada foi fundamentada em uma revisão bibliográfica de artigos retirados das bases do Google Acadêmico e Periódicos Capes, para que assim obtivesse dados referente aos resultados que foram gerados por meio da utilização desses mecanismos ativos, posteriormente, após a revisão foram sistematizados os respectivos dados em uma tabela para melhor visualização. Diante do estudo, concluiu-se a efetiva relevância e suporte no qual as diversificadas metodologias ativas promovem no ensino de Geografia, atestando para isso as diferentes habilidades cognitivas estimuladas, assim como os resultados satisfatórios na assimilação e problematização dos conteúdos.
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