A formação inicial e continuada de professores de geografia a partir da reflexão docente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244880Palavras-chave:
Formação, Geografia, ProfessorResumo
O artigo é resultado de discussões feitas com docentes do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (GEAF - UNB) ocorridas nas reuniões de estudo, no ano de 2019. O texto analisa a atuação do professor de Geografia em sala de aula, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades nas experiências vivenciadas no cotidiano escolar. O aporte teórico baseou-se em documentos científicos de ensino de Geografia e Educação, reflexões de diferentes autores: Cunha (2010); Nóvoa (1992; 2004); Pimenta (1999); Shulman (2005); leituras e discussões em grupo; coleta e registro de relatos e entrevistas dos professores membros do GEAF. O objetivo foi analisar as percepções desses docentes em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas por eles no cotidiano de sala de aula no ensino de Geografia. Ao final da pesquisa, há considerações quanto às principais fragilidades no processo educativo que interferem na prática pedagógica do professor de Geografia. O texto também apontou a importância da formação inicial e continuada no sentido de qualificar e transformar as ações docentes em sala de aula.
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