Meio ambiente e formação curricular: um estudo sobre a ambientalização curricular

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249537

Mots-clés :

Ensino Superior, preocupação ambiental, sustentabilidade, educacão ambiental

Résumé

O objetivo da pesquisa foi verificar a percepção ambiental e os indicadores de ambientalização curricular dos cursos de Engenharia de um Centro universitário em Araçatuba-SP. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa utilizando como método o estudo de caso. Fez-se a análise do PDI e dos PPCs de cinco cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Computação e Mecatrônica) onde foram levantadas a presença dos radicais: ambient*,sustent*, natur*, ecolog*, soc* e conserv. Os resultados mostram que o radical mais frequente foi o soc* seguido o radical ambiente* enquanto que os outros indicadores foram presentes em um menor número. Conclui-se que os cursos estudados apresentam um baixo indice de ambientalização

Bibliographies de l'auteur-e

Giuliano Mikael Tonelo Pincerato, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Araçatuba, SP

Mestre em Meio Ambiente pelo programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional PPGMADRE Unoeste
Possui graduação em Engenharia Civil - Faculdades Dom Pedro II

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Possui graduação em Licenciatura(1986) e Bacharelado (1987) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste (Mestrado e Doutorado) membro da comissão do PDI da Universidade do Oeste Paulista (2013 - atual), membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade do Oeste Paulista (2013- atual), professor titular da Universidade do Oeste Paulista, Membro da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial - RETE e Membro da Rede ODS Brasil. Representante da Unoeste no Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (a partir de 2017), no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (dez/2016 a atual) e no Grupo Técnico das Instituições de Ensino Superior do CBH Rio Paranapanema (a partir 2017); Coordena o Grupo de Pesquisa em Resíduos e Meio Ambiente no CNPq.Diretora da Faculdade de Artes, Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente da Unoeste (2007- 2017). Coordenadora do Curso de Geografia da Unoeste (2014-2016).

Suzana Chiari Bertoli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Rio Claro, SP

Bióloga pela Universidade do Oeste Paulista (2006) e mestre (2012) e doutora (2015) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Rio Claro. Experiência como professora e pesquisadora de Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Références

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: Uma trajetória comum com muitos desafios RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, p.51-82, maio/jun., 2011.

BARBOSA, G. S. O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões, v.1, n.4, 11p, jan./jun., 2008. Disponível em: http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BOLEA, Y. et al. Ambientalización Curricular de los Estudios de Informática Industrial: La experiência em la UPC. In: JORNADAS DE ENSEÑANZA UNIVERSITARIA DE INFORMÁTICA: ROBÓTICA E INFORMÁTICA INDUSTRIAL, 10.,Alicante. Anais...Alicante, Espanha: Editora da Universidade de Alicante, 2004, p. 443- 451.

BRANDÃO, C. R. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 4 fev. 2019.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Declaração de Brasília. 1997. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 1-4, abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Brasília: MEC, 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf.Disponível em:10 ago. 2018.

CARADONNA J. L. Sustainability: A History. Oxford University Press. New York, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=G2vrAwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=CARADONNA+J.+L.+Sustainability:+A+History.+Oxford+University+Press.New+York,+2014&ots=GRwxO35p8s&sig=VOHQ7K9rTOHrPBadXnZ9pt_NkJE#v=onepage&q&f=false Acesso em: 07 dez. 2019

CIURANA, A. M. G. de; LEAL FILHO, W. Education for sustainability in university studies: Experiences from a project involving European and Latin American universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, ULSF, v.7, n.1, p.81-93, 2006.

FABER, N. JORNA, R. ENGELEN, J. V. The sustainability of “sustainability” a study into the conceptual foundations of the notion of “sustainability”. Journal of Environmental Assessment Policy and Management. The Netherlands. v. 7, n. 1, p. 1-33, 2005.

FARIAS, C. R. O. A produção da política curricular nacional para a Educação Superior diante do acontecimento ambiental: problematizações e desafios. 2008. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

FERRARO-JÚNIOR, L. A. “A universidade e a formação do educador ambiental: uma breve reflexão sobre as experiências da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS”. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Feira de Santana, n. 1, 2004.

GADOTTI M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GARCÍA, M.C. La ambientalización de laUniversidad: um estúdio sobre laformación ambiental de losestudiantes de launiversidad de Santiago de Compostela y la política ambiental de lainstitución. 2001. p. 610. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidad de Santiago de Compostela, FacultadCiencias de laEducaión, Santiago de Campostela, 2001.

GUERRA, A.F.S; FIGUEIREDO, M. L. Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014a, p. 109-126. Editora UFPR. Araçatuba. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe3/a08nspe3.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M, L. Caminhos e Desafios para a Ambientalização Curricular nas Universidades: panorama, reflexões e caminhos da tesitura do Programa Univali Sustentável. In: RUCHEINSKY, A. et al. Ambientalização nas Instituições de Educação Superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos, SP: EESC/USP, 2014b.

HERREMANS, I.; ALLWRIGHT, D. E. Environmental management systems in North American universities: what drives good performance? International Journal of Sustainability in Higher Education, Bradford, v.1, n.2, p.168-181, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Araçatuba, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/aracatuba/panorama. Acesso em: 20 fev. 2019.

JABBOUR, C. J. C; SANTOS, F. C. A. Entre desafios e oportunidades: reflexões acerca da inserção da dimensão ambiental no currículo de engenharia de produção. Ponta Grossa, PR. Revista Gestão Industrial, v. 02, n. 04: p.75-86, 2006. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94/91. Acesso em: 25 fev. 2019.

JUNYENT, M.; GELI, A. M.; ARBAT, E. (Org.) Ambientalización curricular de losestudios superiores: proceso de caracterización de laambientalización curricular de losestudiosuniversitarios. Girona: Editora UdG/Rede ACES, 2003. v. 3.

KITZMANN, D.; ASMUS, M. L. Ambientalização sistêmica ‐ do currículo ao socioambiente. Currículo sem Fronteiras, Rio Grande do Sul - RS, v.12, n.1, p. 269‐290, jan./abr. 2012.

MASON, P. M. Environmental Education and Sustainable Development: A Further Appraisal. Canadian Journal of Environmental Education. Université du Québec à Montréal. Canada. v.1, n,1,28p.1996. Disponível em: https://cjee.lakeheadu.ca/article/view/490/380. Acesso em: 10 nov. 2019.

MAIO G.; F. Práticas de Gestão Sustentável na Universidade Federal de Rondônia. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública. Porto velho, 95p, 2017. Disponível em: http://www.profiap.org.br/profiap/tcfs-dissertacoes-1/unir/2017/gabriela-fonteles-maio.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.

NASCIMENTO E. P. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos avançados, Brasília, v.26, n.74, 14p, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10624/12366. Acesso em: 12 nov. 2019

OLIVEIRA, H. T. O processo de ambientalização curricular na Universidade Federal de São Carlos nos contextos de ensino, pesquisa, extensão e gestão ambiental. In: Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 5, Joinville, SC, Brasil, 2007.

OLIVEIRA, D. R. M.; LINDINO, T. C. Educador Ambiental e sua Formação Profissional. In: TOLEDO, Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Revista Meio Ambiente em Foco. 1ªed.Belo horizonte: Poisson Editora, 2019, v. 05, p. 129-135. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/ambiente/volume5/. Acesso em: 15 nov. 2019

OMETTO, A. R.; SAAVEDRA, Y. M. B.; PUGLIERI, F. N.; ULIANA, R. B.; MUSSETI, M. Ambientalização do curso de engenharia de produção: caso da EESC-USP. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP), 32., 2012, Bento Gonçalves, RS. Anais..., Bento Gonçalves: EESC/USP, 2012, p. 165-183.

REDE ACES. Red de Ambientalización Curricular de los Estudios Superiores. 2003.

Disponível em:

http://insma.udg.es/ambientalitzacio/web_alfastinas/castella/c_index.htm. Acesso em:

mar. 2019.

REGO, F. G. T. Tratado de Comunicação organizacional e política. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SÁENZ, O. Trayectoria y resultados del proyecto RISU enel contexto de ARIUSA. 2015. Disponível em:<https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rc/article/view/7634>. Acesso em: 24 abril.2019.

SANT’ANNA, Izabella B. de C.; FERNANDES, Natália Carolina. A comunicação Institucional nos Websites Corporativos: um estudo exploratório. Revista Anagrama, v.1, n.4, 17p. jun./ago. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35329/38049. Acesso em: 28 set. 2018.

SILVA, R. L. F. O meio ambiente por trás da tela: concepções de educação ambiental dos filmes da tv escola. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SILVA, D. S.; CAVALARI, R. M. F. Ambientalização curricular em cursos de ciências biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Revista ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. 9258, 01-20., mar/2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20-e9258.pdf. Acesso em: 22 ago. 2018.

TONSO, S. A. Ambientalização da universidade e a extensão Universitária. In:

LEME, P. C. S. et al. Visões e experiências ibero-americanas de sustentabilidade nas universidades. Madrid: Alambra, 2012, v. 1, p. 65-70.

ULIANA, R. Um panorama da evolução da abordagem e da adoção da sustentabilidade na formação do engenheiro. Relatório parcial apresentado ao Programa Ensinar com Pesquisa pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

UNESCO/CENTRO DA CARTA DA TERRA. Educação para o Desenvolvimento Sustentável In: Encuentro Latino Americano Construyendo Una Educación Para El Desarrollo Sostenibleen América Latina Y El Caribe. N.1, 2007. San José. Anais...San José (Costa Rica): Unesco/Carta de la Tierra Internacional. 2007. 41p.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Plano de Pedagógico Institucional. Araçatuba, 2016a.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Plano de Planejamento Institucional. Araçatuba, 2016b. Disponível em: http://www.UniSalesiano.edu.br/pdi/relatorios/PPI.pdf. Acesso em: 10 de set. 2019.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Curso de Engenharia Civil. Araçatuba, 2019a. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/curso/engenharia-civil/. Acesso em: 10 de set. 2019.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Curso de Engenharia da Computação. Araçatuba, 2019b. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/curso/engenharia-da-computacao/. Acesso em: 10 de set. 2019.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Curso de Engenharia Elétrica. Araçatuba, 2019c. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/curso/engenharia-eletrica/. Acesso em: 10 de set. 2019.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Curso de Engenharia Mecânica. Araçatuba, 2019d. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/curso/engenharia-mecanica/. Acesso em: 10 de set. 2019.

UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Auxilium – UniSalesiano. Curso de Engenharia Mecatrônica. Araçatuba, 2019e. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/curso/engenharia-mecatronica/. Acesso em: 10 de set. 2019.

VERDI, M. & PEREIRA, G. R. A educação ambiental na formação de educadores: o caso da universidade regional de Blumenau – Furb. Revista Furb, Blumenau, SC, n. 17. Julho a dezembro de 2006.

Publié-e

2021-07-26

Comment citer

Pincerato, G. M. T., Arana, A. R. A., & Bertoli, S. C. (2021). Meio ambiente e formação curricular: um estudo sobre a ambientalização curricular. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 167–189. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249537