Reflexões sobre o ensino no Brasil em tempos de crise sanitária mundial ocasionado pelo vírus Covid-19

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252019

Mots-clés :

Covid-19, Crise Sanitária, Educação, Ensino Remoto, Pandemia.

Résumé

O presente artigo tem por escopo refletir sobre a educação no contexto da crise sanitária mundial causada pelo novo Coronavírus. Assim, procura-se evidenciar problemas econômicos e sociais, com recorte geográfico focado no Brasil, como, por exemplo, fragilidades dos serviços públicos e desigualdades sociais. Para a avaliação contextual, sobressai ao debate as áreas da Saúde e Educação, uma vez que são serviços públicos sociais que, historicamente, têm enfrentado pouca prioridade de distribuição orçamentária, em que pese sua importância para um contingente da população brasileira. Para tanto, optou-se por fazer uma breve retrospectiva, acerca da área de saúde, considerando que a pandemia representa e revela um problema de saúde pública. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo refletir acerca do impacto da pandemia no ensino no Brasil e mostrar a importância de se ter um sistema de saúde forte e uma área da Educação consistente e condizente com a realidade social brasileira. Assim, fez-se o uso de uma abordagem reflexiva, seguida da pesquisa bibliográfica e consequente revisão da literatura, bem como de uma análise de caráter exploratório dos documentos selecionados. Como resultado, constatou-se os impactos do problema de saúde mundial no ensino, a relação do setor da educação com os demais segmentos da economia, bem como, evidenciou-se problemas já existentes e sobreposições com novos desafios, notadamente com o ensino remoto.

Bibliographies de l'auteur-e

Carla Soares de Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais - PPGCHS da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

Robson Soares Brasileiro, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais - PPGCHS e do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Références

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. Realidade da educação brasileira a partir da Covid-19. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA). Ano II, vol. 2, nº. 5, Boa Vista, 2020. ISSN: 2675-1488, http://doi.org/10.5281/zenodo.3759679 Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/issue/view/284>. Acesso em: 21/09/2020.

CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência - Volume 6 - Edição Especial/ Nº 1 / Ano 2020 – p. 23-39 - ISSN 2359-4799, DOI:10.36524/ric.v6i1.713. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713>. Acesso em: 21/09/2020.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; PORTO CRUZ, Ingrid de Magalhães.#Fiqueemcasa: educação na pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju - V. 8 / Nº.3 - p. 200 – 217, 2020. ISSN Digital: 2316-3828, ISSN Impresso: 2316-333X. DOI: <https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217>. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777>. Acesso em: 21/09/2020.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. vol.28 nº.108 - Rio de Janeiro, Jul./Sept. 2020. On-line: ISSN 0104-4036. Impressa: SSN 1809-4465 <http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001>. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545>. Acesso em: 21/09/2020.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018 (Tabela – 2018, acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal). Disponível em: . Acesso em: 25/09/2020.

OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sala de. Reflexões educacionais no contexto da Pandemia da Covid 19. In.: SENHORAS, Elói Martins (Orgs.). COVID-19 e o olhar social. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. Disponível em <https://www.livroeletronico.net/livros>. Acesso em: 21/09/2020.

Publié-e

2022-08-19

Comment citer

Oliveira, C. S. de, & Brasileiro, R. S. (2022). Reflexões sobre o ensino no Brasil em tempos de crise sanitária mundial ocasionado pelo vírus Covid-19. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 53–78. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252019