Diagnóstico pedagógico do mundo da vida escolar: uma proposta para a formação docente no Pibid em Geografia da UERN

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253346

Mots-clés :

Geoetnografia, mundo da vida, reconstrução, Jurgen Habermas.

Résumé

O estudo tem por objetivo apresentar uma perspectiva integrada, etnográfica e geográfica de realização do diagnóstico pedagógico escolar, baseado nas estruturas do mundo da vida compartilhado intersubjetivamente para promover a formação docente inicial. Trata-se de resultados a partir de pesquisa no âmbito do subprojeto Pibid de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, em 2018 foram formados dois grupos de pesquisa, cada um com 10 bolsistas, que realizaram atividades em uma escola de ensino médio regular e noutra de tempo integral. Seguindo a metodologia de pesquisa geoetnográfica, os bolsistas, inicialmente, registraram em diário de campo seus imaginários sobre o ambiente físico-material; o ambiente normativo-institucional e o ambiente de sala de aula. Diversas imagens dos “pibidianos” acerca das estruturas do mundo da vida, incluindo a cultura, as normas sociais e as pessoas foram modificadas, ainda que outras tenham sido confirmadas. Os achados revelam que as vivências nos espaços escolares, compartilhando de suas tradições e grupos sociais, contribuem para a reconstrução de imagens de mundo dos alunos a respeito da realidade escolar e, portanto, melhoram a sua formação.

Biographie de l'auteur-e

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Departamento de Geografia e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Références

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 05 fev. 2022.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação pública, cidadania espacial e agir comunicativo. In: SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 6, 2008, Pau dos Ferros. Anais... Pau dos Ferros: Queima Bucha, 2008. p. 1458-1464.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Prolegômenos a compreensão do espaço como mundo da vida e mundo do sistema. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE: GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA: DO PENSAMENTO À AÇÃO DA AÇÃO AO PENSAMENTO, 12, 2017, Porto Alegre. Anais... Dourados: UFGD Editora, 2017. v. 1. p. 5404-5415.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Geoetnografia, agir comunicativo e formação docente no estágio curricular supervisionado. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís. (Org.). EDUCAÇÃO: entre saberes, poderes e resistências. São Carlos – SP: Pedro e João Editores, 2020. p. 380-398. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/educacao-entre-saberes-poderes-e-resistencias-vol-1/. Acesso em: 18 mar. 2021.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Espaço como mundo da vida e a teoria do agir comunicativo. Revista da ANPEGE, [S.l.], v. 16, n. 31, p. 44-58, mar. 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11445. Acesso em: 14 mar. 2021.

CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Os professores de geografia ensinando a pesquisar na escola. In: TRINDADE, Gilmar Alves et. al. Geografia e ensino: dimensões teóricas e práticas para a sala de aula [online]. Ilhéus: Editus, 2017, 264 p. p. 106-134. https://doi.org/10.7476/9788574555263.

GARCIA NIETO, Narciso. Marco de referencia actual para el diagnóstico pedagógico. Tendencias peddagógicas, v. 12, p. 83-110, 2007. Disponível em: https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/1880.

GONZÁLES, Raquel-Amaya Martínez. Diagnóstico pedagógico o evaluación educativa? Hacia uma clarificación conecptual y terminológica. Revista Investigativa Educativa, n. 23, p. 623-630, 1994.

GONZÁLEZ, Jackeline Hernández; TRUJILLO, Fernando Martínez. El diagnóstico pedagógico como referente para la elaboración de la planeación didáctica. In: CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE EDUCACIÓN NORMAL. 3, 2019. Anais. Baija California, México, 2019. p. 1-9.

GUIARI, Guilherme; SOUZA, Jamilson de; VIANA, Laura Andrade. Avaliação diagnóstica realizada pelo Pibid-geografia na Escola Estadual Padre José Grimminck em Alfenas-MG. In: STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do, AMORIM, Raul Reis. (Orgs.). Anais do 1 4º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia [recurso eletrônico] : políticas, linguagens e trajetórias. Campinas, SP: UNICAMP/IG, 2019. p. 4371-4383.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução de: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. v. 1.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. v. 2.

REALI, Noeli Gemelli. Diagnóstico escolar: implicações político-pedagógicas e questões metodológicas. Colóquio Internacional de Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1267. Acesso em: 19 jan. 2022.

SATO, Elizabeth Cristina Macceo; FORNEL, Silvia Renata. Conhecimento do espaço escolar. In: PASSINI, Elza Yasuki; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (Orgs.). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 3 ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2015. p. 52-57.

SOUZA, Anny Catarina Nobre de; SOUZA, Sergio Domiciano Gomes de; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Identidade docente em Geografia e programas formativos: uma interpretação Habermasiana. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 25, p. e10, 2021. DOI: 10.5902/2236499448020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/48020. Acesso em: 02 ago. 2022.

SOUZA, Angela Fagna Gomes de. Saberes dinâmicos: o uso da etnografia nas pesquisas geográficas qualitativas. In: MARAFON, Glacio José; RAMIRES, Julio Cesar de Lima; RIBEIRO, Miguel Angelo; PESSÔA, Vera Lucia Salazar (Org.). Pesquisa qualitativa em Geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: edUERJ, 2013. p. 55-68.

SOUZA, Sérgio Domiciano Gomes de; HENRIQUES, Diogenys da Silva; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Formação docente em geografia e escola de tempo integral: uma abordagem geoetnográfica. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Anais do III Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia: Base curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola. Mossoró: UERN, 2019. v. 1. p. 240-248. Disponível em: https://enacei.uern.br/files/docs/anais2019/GD16.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.

Publié-e

2022-08-19

Comment citer

Carneiro, R. N. (2022). Diagnóstico pedagógico do mundo da vida escolar: uma proposta para a formação docente no Pibid em Geografia da UERN. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 138–157. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253346