Reflexões sobre a contribuição do professor de geografia além do ensino formal

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253548

Mots-clés :

Professor de Geografia, Ensino de Geografia, Práticas docentes.

Résumé

O artigo tem por objetivo buscar reflexões sobre a Geografia como componente curricular na escola básica e o papel do professor de geografia no contexto contemporâneo. A metodologia utilizada parte da pesquisa bibliográfica sob o viés da abordagem qualitativa desde os pressupostos da escola e seus objetivos, a função social do professor em especial o professor de geografia com seus conhecimentos e as trans e multidisciplinaridade da ciência geográfica que se excede aos limites da educação formal. Como resultados/discussões a Geografia Escolar tem papel imprescindível na escola brasileira, por desenvolver o senso crítico-analítico, a atuação responsável no espaço geográfico e o exercício da cidadania. Além disso, foram destacadas diretrizes que contribuem para redimensionar as práticas educativas de modo a superar o tradicionalismo e fragmentação disciplinar e pedagógica. Por conclusão, é constatada a contínua necessidade e um maior investimento para a qualificação da formação na docência geográfica escolar e novas proposições nas salas de aula e na relação professor – aluno que considerem o equilíbrio entre conteúdo, o aprender fazendo, compartilhar o eu ser no mundo e um professor que propõe o refletir e o questionar.

Bibliographies de l'auteur-e

Edmário Marques de Menezes Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Wemerson Flávio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publié-e

2022-04-11

Comment citer

de Menezes Júnior, E. M., Costa, B. M. M. C. da, & Silva, W. F. da. (2022). Reflexões sobre a contribuição do professor de geografia além do ensino formal. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 292–302. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253548